NAARO

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Instalação Rain Amplifier / Matthijs la Roi Architects

© naaro© naaro© naaro© naaro+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Omniplex

Chuveiros sem box: dicas e exemplos

Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo EspinosaFagerstrom House / Claesson Koivisto Rune. Image © Åke E:son LindmanAUTOHAUS / Matt Fajkus Architecture. Image © Charles Davis SmithPombal / AZO. Sequeira Arquitectos Associados. Image © Nelson Garrido+ 28

Sem incluir uma banheira e sem a necessidade de portas, telas ou cortinas, os chuveiros sem box ou desníveis - também chamados de walk-in - permitem aumentar visualmente o espaço ao projetar banheiros, dando a eles uma imagem limpa e reduzida ao essencial.

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para seu desenho. A coisa mais importante: o chuveiro não pode ser completamente aberto, mesmo que pareça à primeira vista. A maioria dos projetos incorpora um vidro temperado que evita que a água "salte" para fora do espaço do banheiro, fechando sutilmente o espaço. Quando essa divisão transparente não possui marcos, é menos provável a aparência de fungos devido ao acúmulo de água e umidade.

Bienal de Arquitetura de Tallinn é adiada para 2022

A Bienal de Arquitetura de Tallinn (TAB) do ano que vem foi adiada para 2022. O anúncio é do Centro de Arquitetura da Estônia, que disse que a 6ª edição foi postergada “devido ao adiamento da Bienal de Arquitetura de Veneza, bem como aos tempos incertos que os eventos culturais internacionais enfrentam. em decorrência da pandemia de coronavírus.

TAB 2017 Curatorial Exhibition. Imagem © NAAROTAB 2019 "Beauty Matters", Curador Yael Reisner. Imagem © Tõnu TunnelTAB 2019 "Beauty Matters", Curador Yael Reisner. Imagem © Tõnu TunnelCortesia de Estonian Centre for Architecture+ 6

13 Soluções espaciais para organizar seu treino em casa

À medida que as cidades crescem e as realidades diárias modificam-se, as pessoas recorrem a novas maneiras de manter seu bem-estar. Embora o incentivo de estilos de vida ativos tenha sido o foco de muitos arquitetos e urbanistas, com o intuito de estimular o conforto e a saúde humana, os últimos tempos mostraram que essas instalações cobiçadas publicamente, nem sempre são acessíveis

Sala de Concertos Blaibach / peter haimerl.architektur

© Edward Beierle© NAARO© NAARO© NAARO+ 60

Cazaquistão em ascensão: arquitetura moderna tomando forma

O ambiente construído do Cazaquistão é definido por uma história complexa. Como uma república constitucional com um patrimônio cultural diversificado, a arquitetura do país inclui tradições contrastantes, desde a integração de edifícios com a paisagem até o contrário. Hoje, uma mistura de torres e monumentos futuristas fala de um legado arquitetônico atípico, e uma série de projetos modernos mostra como os arquitetos estão trabalhando para construir uma nova narrativa para o país.

O que 2019 significou para a impressão 3D na arquitetura

No início de 2019, identificamos a impressão 3D como uma tendência que influenciaria a arquitetura em 2019. Não era uma previsão difícil de fazer. Além de observar um aumento de 70% no interesse dos leitores pelo tema, em relação ao ano anterior, vimos como o campo disciplinar se comprometeu com a impressão 3D, desde o uso da tecnologia para combater a falta de moradia até a criação de conexões estruturais complexas e acessíveis.

Isso não significa que 2019 foi um ano "chato" no mundo da impressão 3D. De fato, embora a influência da tecnologia na arquitetura em 2019 fosse previsível, as várias maneiras pelas quais essa influência se manifestou não foram. Ao longo do ano, a impressão 3D apareceu em todos os lugares, desde um canal até a replicação de madeira, imaginando bairros do Texas até Marte.

Réplica da madeira. Imagem © Professor Xu WeiguoColunas de concreto impressas em 3D. Imagem © Stefanos TsakirisEstruturas impressas em 3D no Pompidou. Imagem © NAAROUm habitat impresso em 3D para Marte. Imagem © AI SpaceFactory and Plomp+ 10

Materiais e novas tecnologias de construção: os 10 artigos mais lidos em 2019

Estar atualizado com as novas tecnologias, entender quais as melhores soluções e detalhes para determinados projetos, ter o conhecimento de quais produtos há no mercado e o que está por vir nos próximos anos. Temos observado que esses temas despertam grande interesse em arquitetos, estudantes e os amantes de arquitetura que entram no site todos os dias. 2019 foi o ano em que o ArchDaily começou a focar mais fortemente na parte de Materials, que abrange produtos, técnicas construtivas e materiais em geral. Com o ano chegando ao fim, selecionamos os artigos da seção mais vistos em cada mês, para tentar entender o que os une e o que devemos continuar investindo nos próximos anos. Veja mais a seguir!

A Guy, his Bulldog, a Vegetable Garden, and the Home they Share / HUSOS. Image © José HeviaCourtesy of Kast© Artekvia Shutterstock+ 14

Pavilhão Agent Crystalline / MARC FORNES / THEVERYMANY

© NAARO© NAARO© NAARO© NAARO+ 18

O céu é o limite: 26 projetos que utilizam a cobertura como espaço habitável

Cortesía de JAJA Architects© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue© John Siu© Yoshiharu Matsumura+ 28

Quando falamos em cobertura ou quinta fachada, é comum pensarmos em lajes planas. Na realidade, existe uma ampla gama de usos e possibilidades que se materializam de maneiras diferentes, dependendo das necessidades técnicas específicas de cada cobertura, bem como das possibilidades espaciais e climáticas de cada local. Coberturas também podem ser um espaço propício para o desenvolvimento de estruturas, extensões, áreas de lazer, espaços interativos e até a integração paisagística das obras.

Museu de Arte Moderna de Odunpazari / Kengo Kuma & Associates

Kengo Kuma inaugura o Museu Moderno de Odunpazari na Turquia

Desenhado por Kengo Kuma and Associates (KKAA) e dirigido por seu parceiro Yuki Ikeguchi, o Museu Moderno Odunpazari (OMM) acaba de ser inaugurado em Eskisehir, na Turquia. O projeto visa promover a arte turca e contribuir culturalmente para a cidade de Eskisehir.

© Batuhan Keskiner© Batuhan Keskiner© NAARO© NAARO+ 11

Pavilhão Pillars of Dreams / MARC FORNES / THEVERYMANY

© NAARO© NAARO© NAARO© NAARO+ 18

  • Arquitetos: MARC FORNES / THEVERYMANY
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Torre de TV futurista em Istambul está perto de ser concluída

A Melike Altınışık Architects, com sede na Turquia, divulgou mais detalhes sobre a construção da Torre de Rádio e TV Çamlıca de Istambul, com 369 metros. A torre de telecomunicações evoca uma sensação de movimento e ritmo dentro de sua silhueta que muda quando vista desde diferentes direções pela cidade.

© NAARO© NAARO© NAARO© NAARO+ 6

15 Projetos que exploram as possibilidades diversas do aço na arquitetura

O uso do aço na arquitetura é considerado um dos desenvolvimentos mais inovadores da história da construção civil, permitindo que os arquitetos criassem estruturas em escalas nunca antes imaginadas. Hoje em dia, o aço continua sendo um dos materiais mais importantes no campo da construção, mas há muito mais neste material do que apenas resistência à tração e durabilidade. Alguns arquitetos estão bem cientes do potencial do aço e o transformaram em uma enorme diversidade de itens, de luminárias e elementos decorativos a fachadas e acabamentos.

Veja, a seguir, 15 projetos que exploram o aço para além de suas qualidades estruturais, buscando aplicações variadas e, por vezes, inesperadas. 

© Ket Kolektif© Markus Hattwig© Juan Alberto Andrade© Edmon Leong+ 16

Bienal de Arquitetura de Tallinn anuncia a programação completa para a TAB 2019

A Bienal de Arquitetura de Tallinn de 2019, na Estônia, será inaugurada no próximo mês de Setembro. A semana de inauguração da TAB 2019, entre os dias 5 e 11, marcará a abertura da 5ª edição do maior evento de arquitetura do país. Recentemente, a TAB anunciou a programação completa para o festival deste ano, cujo tema é “Beauty Matters: The Resurgence of Beauty”. A Bienal de Arquitetura de Tallinn é organizada a cada dois anos pelo Centro de Arquitetura da Estônia. A edição deste ano está sendo curada pelo Dra. Yael Reisner, arquiteto israelense que vive e trabalha em Londres. A Bienal será composta por cinco eventos principais, os quais acontecerão em pleno centro histórico de Tallinn, além de uma série de programas satélites que tomarão as ruas de toda capital estoniana.

TAB 2015 Installation by Sille Pihlak and Siim Tuksam. Image © Tõnu TunnelTAB 2017 installation by Gilles Retsin. Image © NAAROTAB 2017 Curatorial Exhibition ecoLogicStudio. Image © NAAROTAB 2017 Curatorial Exhibition. Image © NAARO+ 12