Sede da CAF Região Sul / LAPS Arquitectos

Sede da CAF Região Sul / LAPS Arquitectos - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: LAPS Arquitectos; LAPS Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, ASCENDER Seating, AutoDesk, Frezza, Hunter Douglas - GKD, Louis Poulsen
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A sede da CAF Região Sul é resultado do Concurso Nacional de Arquitetura promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e patrocinado pela Prefeitura de Montevidéu em 2012. 

© Javier Agustín Rojas

Um edifício de programa misto era necessário, em um setor da cidade carregado de história e fortes símbolos urbanos, em uma propriedade no encontro da "Cidade Velha" e a "Cidade Nova".

© Javier Agustín Rojas
Planta
© Javier Agustín Rojas

Escritórios da instituição, um complexo cinematográfico para a Cinemateca Uruguaia, a realocação do histórico Bar FunFun, estacionamentos e vestiários públicos, são as principais áreas do projeto. O condicionamento e recuperação do ambiente urbano imediato são requisitos fundamentais de toda a intervenção. O maior desafio colocado então foi conseguir criar em um único edifício e espaço urbano, requisitos funcionais tão diversos.

© Javier Agustín Rojas
Planta - térreo
© Javier Agustín Rojas

O local, posicionado na parte de trás do Teatro Solís, manteve o prédio do Ex Mercado Central, ao qual chegou aos nossos dias com um claro estado de abandono e desaparecimento de suas atividades, tornando-se um prédio deteriorado, com a consequente perda de qualidade dos espaços públicos adjacentes.

© Javier Agustín Rojas
Corte 1
© Javier Agustín Rojas

A base conceitual que deu origem a este edifício foi baseada em 6 pontos.

Preservar o edifício existente: Entendendo a renovação do construído como estratégia de ação sustentável, a estrutura do prédio existente foi preservada, sintetizando em uma proposta arquitetônica a relação entre permanência e transformação.

© Javier Agustín Rojas

Separar fisicamente os programas: A partir do reconhecimento dos diferentes requisitos espaciais e do uso do programa, o edifício é concebido em dois setores independentes. Os escritórios da CAF estão localizados na estrutura existente, enquanto o complexo de cinema e o Bar Fun-Fun estão localizados em um novo volume construído na Rua Reconquista. Ambos os corpos conformam um "pátio urbano" cheio de natureza pública.

© Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas

Incorporar o espaço público dentro do volume construído - Pátio Urbano: O vazio é concebido como um articulador entre o existente e o novo. Uma configuração do espaço público que se baseia nas atividades que o cercam, propondo continuidade no substrato térreo. Por sua vez, e considerando os ventos fortes na área, permite uma entrada protegida para o edifício.

© Javier Agustín Rojas

Expandir a área construída: ao contrário de concentrar os programas em um edifício compacto, uma estratégia de ampliar a área construída é adotada. Um edifício de fachada de 96 metros é assim alcançado na rua Ciudadela.

Unifique os programas separados anteriormente: Usando um único dispositivo arquitetônico como uma “pele” que envolve os volumes construídos, uma imagem unitária é alcançada, garantindo proteção solar e imagem única na frente dos prédios administrativos na área. Esta ideia é materializada com uma malha de aço inoxidável que envolve o edifício, qualificando a relação com o meio envolvente.

© Javier Agustín Rojas

Plataforma contínua de espaços públicos e semipúblicos: No nível de calçadas é construída uma plataforma de atividades públicas contendo o complexo de cinema, o Bar Fun Fun e as atividades públicas da CAF, incorporando em sua extensão o “Teatro Solís” e o “Bairro das artes”.

© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da CAF Região Sul / LAPS Arquitectos" [Sede CAF Región Sur / LAPS Arquitectos] 14 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924710/sede-da-caf-regiao-sul-laps-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.