Nossa Residência / Tallerdarquitectura

Nossa Residência / Tallerdarquitectura - Mais Imagens+ 18

Bordils, Espanha
  • Arquitetos: Tallerdarquitectura; Tallerdarquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Arquiteto Responsável: Bernat Llauradó Auquer
  • Promotores: Judith Oller Badenas, Bernat Llauradó Auquer
  • Engenheiro Estrutural: STAC enginyeria
  • Fornecedor: Construccions Sadurni-Peraferrer S.L.
  • Cidade: Bordils
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa em meio ao jardim com dois volumes claramente diferenciados, um mais esbelto e fechado com espaços de menor intensidade vital e o outro transparente e horizontal, onde se está a maior parte do tempo se relacionando com a família e amigos.

© Adrià Goula
Planta
© Adrià Goula

Embora a casa esteja localizada na cidade, ela foi projetada para evitar essa sensação, concentrando a atenção no próprio terreno. Através de pequenos recursos arquitetônicos, procurou-se que desde o interior sempre houvesse vistas para o verde do lado de fora a fim de aproveitar a passagem das estações, com as mudanças de cromatismos de árvores e plantas, com consciência do clima, da chuva, do sol, do vento. .. um espetáculo constante em torno do espaço da casa.

© Adrià Goula

Um lar para uma família. Um espaço simples e austero, onde não sobra nem falta espaço, com um orçamento limitado e um equilíbrio entre ambiente, função e custo. Uma sucessão de planos transparentes entre o parque em frente à casa, o jardim, o espaço de convivência, o quintal e a vegetação do riacho no final, um diálogo constante do verde entre o exterior e o interior, com o espaço central como uma grande varanda localizada no meio do jardim.

© Adrià Goula

A residência foi feita com materiais nobres: texturas puras de madeira, ferro, concreto e cerâmica, evitando elementos sintéticos. Todos esses materiais requerem processos de fabricação mínimos e, portanto, têm um impacto ecológico baixo. A casa apresenta um ótimo comportamento térmico, com um consumo de aquecimento muito baixo no inverno, porque aquece naturalmente com o sol e mantém a temperatura.

© Adrià Goula
Corte Longitudinal
© Adrià Goula

Conta com a inércia térmica do solo para aproveitar o aquecimento natural e com ventilação no verão, muita luz solar e sombreamento sem sistemas ativos, com cortinas de madeira ajustáveis. A casa possui ainda um sistema gota a gota para regar as plantas e materiais ecológicos como madeira certificada, cortiça, isolamento de celulose ou tijolos cerâmicos manuais, além de sistemas pré-fabricados, como placas de telhado de madeira e um microclima que ajuda a regular a temperatura ao redor do jardim.

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Nossa Residência / Tallerdarquitectura" [Casa nostra / Tallerdarquitectura] 16 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924707/nossa-residencia-tallerdarquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.