Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados

Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 2 de 12Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - FachadaAeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 4 de 12Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - FachadaAeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 7

Aeroporto, Brasil
  • Arquitetos: Bacco Arquitetos Associados; Bacco Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  28039
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Atlas Schindler, Bemo, Biancogres, Cassol, Docol, Duratex, Projeto Alumínio, Viminas Vidros Especiais
  • Colaboradores: Aline Chiaverini D’Avola, Ana Cecília Parente de Mello, Antônio Carlos Rossi Júnior, Carlos Arellano Rivera, Fábio Mosaner, Gabriela Antunes, Guilherme Ortenblad, Heralcir Césari Valente da Silva, aura Elisa Poggio, Luis Fernando Farkas Crepaldi, Ludmila Cavalli
  • Estagiários: Fernanda Critelli, Miguel Rocha, Renato Barletta, Vanessa Cicarelli
  • Secretária: Alexandre Kishimoto, Debora Ribeiro da Silva
  • Construção: Consórcio Camargo Corrêa, Mendes Junior, Estacon (primeira fase); Construtora JL (Fase final da obra)
  • área Do Terreno: 563 hectares
  • Autores : Marcelo Barbosa, Jupira Corbucci
  • Cidade: Aeroporto
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Fachada
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Novo Aeroporto de Vitória – o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles - com projeto assinado pelo Bacco Arquitetos, está pronto. Formado por quatro edificações, Terminal de Passageiros (TPS), Edifício do Corpo de Bombeiros (ECB), Torre de Controle (TWR) e Central de Utilidades (CUT), além de estacionamentos, portarias e o sistema viário de acesso, o partido do projeto se estruturou em um eixo central longitudinal em concreto que funciona como “coluna vertebral” do edifício concentrando áreas técnicas e circulações verticais.

Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 6 de 12
© Ana Mello

Nesse bloco central se ancora a estrutura metálica das duas grandes coberturas. A estrutura mista proposta procura o contraste entre as técnicas: a leveza do aço e a maleabilidade do concreto. Além de promover grande flexibilidade na organização do programa, permitindo ajustes, mesmo que a longo prazo, sem interferência no conceito inicial do edifício.

Plantas

O esquema de distribuição das funções – Check-in e Desembarque no térreo, Embarque, atividades comerciais e administrativas no superior – permitiu resolver de modo eficiente os fluxos do terminal criando espaços fluidos e com grande transparência. Os vazios centrais, o grande pé-direito e a simplicidade formal do prédio colaboram para uma fácil percepção do espaço, facilitando a orientação do usuário do TPS.

Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 7 de 12
© Ana Mello

A forma vagonar do edifício e sua orientação Sul-Norte (eixo de expansão futura) possibilitou a criação de “pólos de atração”, como o terraço da praça de alimentação com vista para o mar e para o eixo de aproximação dos aviões.

Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Fachada
© Ana Mello

A cobertura do TPS foi concebida em telhas metálicas, de forma curva de modo a evitar reflexos pontuais nas aeronaves, em cores fortes constituindo os desenhos da quinta fachada, fundamental para aeroportos.

Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 2 de 12
© Ana Mello

As pistas de pouso e decolagem foram ampliadas, com a extensão passando de 1.750 m para 2.058 m, visando atender voos internacionais. O projeto ainda prevê um pátio para trânsito e estacionamento de aeronaves com 45,3 mil m² e dez novas pistas de taxiamento. O objetivo do projeto é ampliar a capacidade do terminal capixaba de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano.

Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 8 de 12
© Ana Mello

A Bacco também assinou o projeto do Novo Terminal do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), citado como um dos melhores do mundo pelo Airports Council International, sendo o único aeroporto brasileiro da lista, na relação de aeroportos que recebem entre 5 e 15 milhões de passageiros por ano.

Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 4 de 12
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Roza Helena Schorling Albuquerque - Aeroporto, Vitória - ES, 29109-350, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Aeroporto Internacional de Vitória / Bacco Arquitetos Associados" 12 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924689/aeroporto-internacional-de-vitoria-bacco-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.