Capacitação em Mapeamento de Áreas de Riscos por meio do Aplicativo Álea (EAD)

A Universidade Federal de Juiz de Fora, abre o edital 1/2019 para seleção de interessados preenchimento de vagas para o II Curso de Mapeamento de Áreas de Riscos por meio do Aplicativo Álea (Modalidade EAD).

- São 500 vagas destinadas a Gestores Públicos, Profissionais da área e comunidade em geral, conforme descrição no edital;
- Curso gratuito;
- Carga Horária: 60hs;
- Necessário que o interessado possua computador com acesso à internet;
- Desejável que o interessado possua celular ou tablet com sistema IOS (Versão > 10) ou Android (Versão > 5) e 1Gb Memória RAM.

OBJETIVOS:

- Apresentar a funcionalidade da Defesa e Proteção Civil e do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil;
- Definir Risco, Vulnerabilidade e Tipologias de Riscos;
- Expor conceitos e discutir sobre bacia hidrográfica, impermeabilização do solo, construções em margens de cursos d’água, tipos de solo, GPS de celulares (aplicações, acurácia), uso do Google Maps, dados de relevo, curvas de nível, orientação espacial, modelos de probabilidade de escorregamento;
- Introduzir o uso de aplicativo Mobile para mapeamento de áreas de risco;
- Abordar questões relativas à possibilidade de intervenções estruturais e estruturantes;
- Capacitar cursistas quanto ao monitoramento das áreas de risco, variáveis dos abrigos alternativos e lideranças comunitárias.

A presente proposta almeja desenvolver nos cursistas os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do mapeamento de áreas de riscos em áreas urbanas apresentando a metodologia empregada nacionalmente pelo Ministério das Cidades e utilização de ferramentas computacionais e de geoprocessamento, permitindo classificar os níveis de riscos e desenvolvimento de propostas de intervenções visando a redução da vulnerabilidade destas áreas.

DESCRIÇÃO:

A capacitação será oferecida na modalidade à distância com suporte instrucional e atividades que promovam experiências de aprendizado ativo. O ambiente virtual de aprendizagem será o Moodle. Haverá uso de vídeo-aulas e material textual e não textual elaborado conforme modalidade de ensino e público-alvo, com uma concepção que permita o participante desenvolver as habilidades necessárias de forma natural no decorrer do curso.

A capacitação será ministrada em seis semanas na modalidade à distância com suporte instrucional. O material didático constitui-se de textos bases, vídeo aulas e resumos semanais. A cada semana serão propostas atividades e fóruns de discussão e dúvidas. Estará apto a receber o certificado de participação aquele que efetuar os questionários e participar dos fóruns de atividade de todas as semanas.

O curso está programado, semanalmente, de seguinte forma:

Ambientação na Plataforma Moodle: Apresentação da plataforma Moodle da UFJF, como funciona, como editar o perfil de usuário, responder questionários, participar dos fóruns e sanar dúvidas durante o curso.
- Atividade: "Fórum de Apresentação".

Módulo 1 - Proteção e Defesa Civil: Contextualização com o universo da temática de Proteção e Defesa Civil
- Atividade: "Questionário" e "Fórum de Atividade".

Módulo 2 - Riscos nas Margens de Cursos D'água: Exposição de conceitos e métodos aplicados no mapeamento de áreas de risco em margens de cursos d’água nas áreas urbanas, discussão do impacto da urbanização e as situações que favorecem o risco de inundações urbanas.
- Atividade: "Questionário" e "Fórum de Atividade".

Módulo 3 - Riscos nas Encostas: análise dos principais fatores que devem ser identificados em estudos geotécnicos sobre risco em encostas. Serão descritos os tipos de materiais geológicos, os diferentes movimentos de massa em encostas e seus principais condicionantes.
- Atividade: "Questionário" e "Fórum de Atividade".

Módulo 4 - O aplicativo Álea: Este módulo tratará da base cartográfica e do aplicativo de mapeamento de áreas de rico Álea, do funcionamento de celulares e GPS.
- Atividade: "Questionário".

Módulo5 - Classificação de riscos e propostas de intervenções: No último módulo do curso será exemplificado os principais tipos de intervenções estruturais e não estruturais, ações emergenciais e medidas de monitoramento nas áreas de risco, além de propor o trabalho final.
- Atividade: "Trabalho Final".

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Capacitação em Mapeamento de Áreas de Riscos por meio do Aplicativo Álea (EAD)" 11 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924645/capacitacao-em-mapeamento-de-areas-de-riscos-por-meio-do-aplicativo-alea-ead> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.