Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura

Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura

Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Viga, TerraçoRefúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Mesa, Cadeira, VigaRefúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Janela, FlorestaRefúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Janela, Viga+ 24

  • Arquitetos: Bruschini Arquitetura; Bruschini Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias :Marco Antonio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  AIE esquadrias, Atelier Leopardi, Carpintería, Estúdio Bola, Ilunato, Sauna Finlandesa, Zanchet, victorello
  • Engenharia : Alan Dias e Carpinteria Estruturas de Madeira
  • Consultores : Alan Dias, Miriam Inoue, Carpinteria Estruturas de Madeira
  • Arquitetos Responsáveis : Fabio Bruschini, Chrissie Maki, Vanessa Macorin, Lenita Sena
  • País : Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Terraço, Viga
© Marco Antonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada num ponto privilegiado da Serra da Bocaina, o refúgio Bocaina é uma casa toda construída com sistema de estrutura de madeira e wood frame. Exceto o radier de concreto, onde a casa está apoiada, e as estacas que recebem os pilares de madeira, todo o restante do projeto é executado em Madeira Pinus.

Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Imagem 18 de 24
© Marco Antonio

Esta solução foi adotada por questões de sustentabilidade e quase que obrigatoriamente, também, em função da localização e do seu acesso. Todo material era pré-fabricado e chegava numerado no lote para futura montagem, como um grande quebra cabeça. Com esse processo, foi economizado tempo e a geração de entulho e energia de uma maneira geral.

Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Marco Antonio
Planta
Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Bancada, Mesa, Cadeira, Cozinha, Viga
© Marco Antonio

O projeto é configurado através de 3 volumes, que foram denominados volumes “cheios” e volumes “vazios”. Os dois volumes “cheios”, mais baixos e fechados, nas extremidades, contém as suítes. A região é bastante fria e com ventos intensos, portanto, os quartos tinham que ser bastante protegidos, com janelas menores e pé-direito mais baixo, favorecendo o aconchego e conforto térmico.

Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Viga, Terraço
© Marco Antonio
Cortes
Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Janela, Viga
© Marco Antonio

Já o volume “vazio”, e central da casa, contém toda a área social do refúgio e deveria ser totalmente transparente e integrado a vista e a natureza. Sala de TV, Sala de estar e cozinha, tem o pé-direito mais alto e toda a estrutura de madeira da cobertura aparente. Grandes fechamentos de vidro fazem a fronteira entre o interno e o externo, integrando ou não o grande deck em balanço e enaltecendo a vista da serra da Bocaina e da Mantiqueira, ao fundo da paisagem.

Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura - Viga, Terraço
© Marco Antonio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Bocaina / Bruschini Arquitetura" 10 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924556/refugio-bocaina-bruschini-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.