Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - FachadaResidência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Cadeira, PátioResidência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Sofá, Janela, Cadeira, Mesa, Viga, PátioResidência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada, JardimResidência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 15

Bragança Paulista, Brasil
  • Arquitetos: Reinach Mendonça Arquitetos Associados; Reinach Mendonça Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  892
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arco Forte, Artecor Homewear, Fulltech, Hidroeletric, Indusparquet, Instamaq, Irrigar, Isoline, Kazinox, Luzes e Cores, MERC/DECA, ML Solutions, Madeirart, Mourival, NCE, Paulo Iran ME, Pedras Capricórnio, Pedras Passinhos, Portobello, Primax, +7
  • Colaboradores: Camila Osele, Victor Gonçalves, Tony Chen, Rodrigo Nakajima, Paula Leal, Taís Vieira, Tadeu Ferreira, Alessandra Altshul , Mayara Ready, Douglas Mourilhão, Gabriel Pena, Felipe Barba, Ana Carolina Rasga, Giovanna Federico, Rodrigo Oliveira, Daniela Sopas
  • área Do Terreno: 3.461,54 m²
  • Interiores: Thais Venturelli Arquitetura & Interiores
  • Paisagismo: Raizes Paisagem & Jardim
  • Luminotécnica: Lux Projetos (Ricardo Heder)
  • Estrutura: Benedicts
  • Elétrica E Hidráulica: Zamaro
  • Construção: Lock Engenharia
  • Autores: Henrique Reinach, Maurício Mendonça
  • Arquiteto Coordenador: Victor Gonçalves
  • Cidade: Bragança Paulista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Da escolha do terreno à definição do programa, o escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados (RMAA) participou de todo processo para definir o projeto para a Residência DMG, localizada em Bragança Paulista (SP).

Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Jardim
© Nelson Kon

Tendo como moradores um casal jovem com dois filhos crianças, com muitos irmãos e amigos, a casa precisava ser feita principalmente para reunir. Destacando-se pela simplicidade no uso de concreto aparente, em elementos vazados e pela busca de uma certa leveza no tratamento do volume longo e estreito e pelo tratamento das lâminas de lajes com grandes beirais, a Residência DMG ainda ganhou uma face do terreno voltada para uma linda vista de uma fazenda e sua vegetação.

Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 9 de 20
© Nelson Kon

Feita de concreto na estrutura, forros e algumas paredes, marquise metálica e esquadrias de alumínio, o escritório tirou partido do grande desnível do terreno, que a princípio poderia ser a maior dificuldade do projeto. A solução foi colocar a piscina meio nível abaixo da área social e lazer, estabelecendo um patamar de transição entre a casa e o terreno. Esse desnível ajudou também na solução da residência do caseiro, que ficou no nível inferior em local com privacidade e independência.

Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Cadeira, Pátio
© Nelson Kon
Planta- Pavimento Térreo
Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Pátio, Terraço
© Nelson Kon

O layout caracteriza-se por espaços sociais interligados num único espaço com muita transparência, valorizando a relação com o exterior e a ventilação abundante cruzando as dues faces.

Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Sofá, Janela, Cadeira, Mesa, Viga, Pátio
© Nelson Kon

A varanda gastronômica tem uma cobertura de estrutura metálica e forro de madeira que flutua sobre o nível das lajes de concreto e deixa uma abertura de ventilação livre e muito refrescante. As águas pluviais são recolhidas para irrigação e energia solar para aquecimento de água e da piscina. Foram previstas células fotovoltaicas para instalação em curto prazo.

Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Jardim
© Nelson Kon

Esta casa no interior de São Paulo está implantada em um condomínio fechado com a finalidade de lazer e descanso aos finais de semana.

Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada, Jardim
© Nelson Kon

O partido adotado procurou aproveitar ao máximo a bela paisagem rural da região para onde toda a casa se volta, além de criar ambientes sociais interligados reunidos no pavimento térreo.

Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada, Janela
© Nelson Kon

Na distribuição dos dormitórios adotamos uma solução interessante, colocamos as suítes de hóspedes no pavimento térreo com acessibilidade, porém ligada a casa pelo exterior através de um charmoso pátio/jardim e da varanda. Enquanto os três dormitórios exclusivos da família estão abrigados no pavimento superior ao longo de um terraço voltado para a paisagem, assim como todos os outros espaços da casa.

Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Janela, Dormitório
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência DMG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados" 10 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924531/residencia-dmg-reinach-mendonca-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.