A casa de telhado deformado em Furano / Yoshichika Takagi + associates

A casa de telhado deformado em Furano / Yoshichika Takagi + associates - Mais Imagens+ 13

© Ikuya Sasaki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata da transformação de uma casa, construída em 1974, em uma casa de duas famílias. Sua situação atual é o resultado de passar por algumas reformas ao longo dos anos. Casas como essas, chamadas casas de “telhado deformado”, podem ser vistas frequentemente em Hokkaido, mas é difícil chamá-las de bonitas, ainda que sejam locais. Pode-se dizer que este é um tipo de arquitetura vernacular e anônimo.

© Ikuya Sasaki

Olhando para a história moderna de "Minka" em Hokkaido, o estilo das casas "Telhado Triangular" foi estabelecido no período de 1950 a 1960. O período das casas de "Telhado Deformado" seguiu-o e durou cerca de 10 anos após a década de 1960. Ao pesquisar sobre as razões da mudança de estilo, é possível encontrar evidências circunstanciais, mas não é possível encontrar o motivo.

© Ikuya Sasaki

Olhando de um ponto de vista diferente, assim como a história humana, pode-se esboçar dizendo que é maneirismo, definido como uma divergência do estilo legítimo e um conceito que os humanos repetem historicamente, em vez de um “conceito de estilo independente ”. Assim como a relação entre o moderno e o pós-moderno, é possível comparar as casas de “Telhado Deformado” com as de “Telhado Triangular” dentro da mesma relação histórica. A base deste projeto foi passar esta casa de “Telhado Deformado”, que pode ser considerada uma presunção na história de Hokkaido “Minka”, até a próxima geração.

© Ikuya Sasaki

A casa foi reformada para que a casa dos pais ficasse no 1º andar e a casa dos filhos no 2º andar. Como também era necessária a melhoria do isolamento e o reforço estrutural, a casa foi desmontada às suas estruturas e foi estendida por 1 "ken (uma unidade japonesa, 1 ken = 1.820 mm)" na extremidade do frontão, mantendo a forma do telhado deformado .

Depois da reforma
Corte

A parte estendida conecta suavemente as duas casas recém partidas, e também funciona como uma unidade compartilhada com uma natureza agrícola semelhante a estufa, possuindo características de um terraço, sala de proteção contra vento e uma área de acesso total. É também um “doma" (chão de terra), essencial para famílias de agricultores no Japão, e também um espaço transversal entre o trabalho e a vida.

© Ikuya Sasaki

O anexo foi reduzido, formando uma área semi-externa. Devido às forças dessa nova estrutura, a planta foi estratificada, surgindo um desalinhamento no terraço e na abertura, que levou ao aparecimento de uma dimensão maneirista atualizada.

© Ikuya Sasaki

Casas de telhado triangular

As características são:
1) bloco de concreto construído;
2) sala de estar localizada no centro, sem corredores na planta;
3) teto construído em madeira pelo método gradiente e com acabamento em chapa, a fim de facilitar a neve a cair.

O pano de fundo dessas características é que, para obter auxílio financeiro, a casa teve que ser construída seguindo a “Portaria de Aceleração de Construção de Habitação à Prova de Frio de Hokkaido (criada em 1953). Seguindo as normas, as casas foram colocadas no centro dos canteiros de obras, criando belas ruas com um tipo de ritmo nos lotes residenciais divididos homogeneamente.

© Ikuya Sasaki

Casas de telhado deformado

Existem vários padrões nas formas de “telhados deformados” e todos são cobertos por chapas de metal. Uma das razões da alteração modal dos “Telhados Triangulares” é que a gama de financiamento foi ampliada para casas de madeira, permitindo mais liberdade ao projeto. Outro é o avanço da tecnologia de chapas metálicas, que possibilitou a construção de telhados em uma figura mais complexa. No entanto, não se pode dizer expressamente que a força motriz desse projeto seja a melhoria técnica do estilo "Telhado Triangular".

© Ikuya Sasaki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A casa de telhado deformado em Furano / Yoshichika Takagi + associates" [The Deformed Roof House of Furano / Yoshichika Takagi + associates] 10 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924511/a-casa-de-telhado-deformado-em-furano-yoshichika-takagi-plus-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.