Residência Altanera / Taller Alberto Calleja

Puerto Escondido, México
  • Arquitetos: Taller Alberto Calleja; Taller Alberto Calleja
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jesús A. Reyes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Louis Poulsen, Trimble Navigation
  • Equipe De Projeto: Claudette Salas, Christian Da Silva, Eugenia Betancourt
  • Arquiteto Responsável: Alberto Calleja
  • Cidade: Puerto Escondido
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Marcos Calleja

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Altanera está localizada no complexo Onda Oaxaca, em Puerto Escondido, Oaxaca, México. O lote tem uma área de 2500 m², com declive mínimo. A casa está localizada em 15% do total de um retângulo de 25 metros de frente para o mar por 100 metros de profundidade ao norte. Foi estabelecida como uma ordem natural e primária do projeto monitorar o processo de reflorestamento na área, contribuindo para o processo regenerativo que encontramos em nosso contexto.

© Jesús A. Reyes
Planta
Cortesía de Marcos Calleja

Foi desenvolvida uma habitação unifamiliar contida em três módulos operacionais separados, distribuídos entre áreas sociais e duas peças que interagem independentemente, resolvendo o programa com um dormitório principal para duas pessoas e quatro ambientes secundários para oito pessoas, incluindo suas áreas de serviço individuais e compartilhadas. A interação com o exterior foi proposta através das áreas que se desenvolvem com coberturas de palha.

Cortesía de Marcos Calleja
Cortes 1
© Jesús A. Reyes
Cortesía de Marcos Calleja

A sala de jantar, a cozinha, a sala de estar, o deck e a piscina estão conectadas entre si em um espaço comum, enquanto cada uma se desdobra da fachada móvel com portas de madeira, resolvendo as relações climáticas de forma independente e sustentável. A conexão mais íntima e contemplativa ocorre nas partes de concreto e madeira que contêm os cômodos, sugerindo um local protegido e seguro, no qual cada morador define o tipo de vínculo com seu exterior mais imediato, a partir da leitura do lugar.

Cortesía de Marcos Calleja

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Altanera / Taller Alberto Calleja" [Casa altanera / Taller Alberto Calleja] 11 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924435/residencia-altanera-taller-alberto-calleja> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.