Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok

Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 2 de 27Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 3 de 27Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 4 de 27Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 5 de 27Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Mais Imagens+ 22

Jongno-gu, Coreia do Sul
  • Arquitetos Responsáveis: Dongkyu Choi, Eunseok Lee
  • Construção: CJ Engineering & Construction Co., Ltd.
  • Supervisor: HanmiGlobal Co., LTD
  • Engenharia Estrutural: The Naeun Structural Engineering Co., ltd.
  • Engenharia Mecânica: Mac&MEC
  • Cidade: Jongno-gu
Mais informaçõesMenos informações
Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 2 de 27
© Juneyoung Lim

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja Saemoonan propôs quatro temas distintos que existem na construção de igrejas como diretrizes básicas; a historicidade como igreja mãe das protestantes coreanas, o simbolismo das portas abertas para o céu, a espacialidade de expressar Cristo como luz e apresentar um elemento com água como um significado de batismo e harmonia. Deus foi retratado principalmente através do uso e simbolismo do espaço, e a comunidade foi expressa através da aparência externa e layout do edifício que são revelados no centro da cidade.

Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 3 de 27
© Juneyoung Lim

Na construção da Igreja de Saemoonan, a torre convencional foi substituída por um suave efeito curvo aberto ao céu e os ornamentos excessivos foram convertidos em expressões simples e abstratas. Além disso, em vez de se concentrar em mostrar a autoridade da igreja, o amor e a misericórdia de Deus foram metaforicamente expressos com a curva frontal suave. Em vez de criar uma atmosfera espacial solene com a forma comum de corredor longo, foi proposto também um novo espaço de culto com uma planta em forma de leque que incentiva a participação dinâmica entre os fiéis.

Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 5 de 27
© Juneyoung Lim
Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 21 de 27
Planta - 2° pavimento
Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 7 de 27
© Juneyoung Lim

A intenção de uma construção pública é claramente visível em toda a arquitetura da Igreja de Saemoonan, e isso parece ser uma tarefa arquitetônica que as igrejas do século XXI devem considerar profundamente. Com o pátio de Saemunan-ro, localizado na parte frontal oca e seu portão em arco dobrado -  tipologias de arquitetura religiosa que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo - ela pretende se tornar um local de descanso, aberta aos vizinhos em vez de ser um espaço de adoração reverente de natureza fechada como um mosteiro. O fato de uma comunicação contínua ter sido traçada através do hall em direção ao Centro Sejong de Artes Cênicas também ilustra a abertura da igreja. Aqui, a pequena capela também trará de volta a história ao remeter a igreja de tijolos existente, que será usada como um espaço cultural aberto ativamente.

Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 10 de 27
© Juneyoung Lim
Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 20 de 27
Corte
Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 4 de 27
© Juneyoung Lim

A caixa de vidro transparente, como se desaparecesse no céu além da parede curva, não apenas oferece uma harmonia morfológica que contrasta com a parede curva suave, mas também é uma estratégia arquitetônica que visa proteger as gerações futuras das ruas congestionadas e se tornar um brilhante salão de educação com um jardim na cobertura. Além disso, o pavimento superior do edifício e o espaço no topo da torre podem se tornar lugares abertos a todos os cidadãos, assim como muitas igrejas do mundo que muitas vezes abrem sua cúpula no pavimento superior para seus vizinhos, uma vez que o panorama do centro pode ser apreciado ao máximo.

Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok  - Imagem 12 de 27
© Juneyoung Lim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:97 Saemunan-ro, Sajik-dong, Jongno-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Saemoonan / Seoinn Design Group + Lee Eunseok " [Saemoonan Church / Seoinn Design Group + Lee Eunseok ] 14 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924434/igreja-saemoonan-seoinn-design-group-plus-lee-eunseok> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.