Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura

Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Sofá, MesaCasa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Janela, Escada, CorrimãoCasa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Janela, Cama, DormitórioCasa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Fachada, Cadeira, AidoCasa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mais Imagens+ 39

Brasilia, Brasil
Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Janela, Porta, Cadeira, Fachada, Pátio
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um ponto alto de Brasília a residência ESSE 2 foi projetada em cima de dois elementos cruciais: integração das áreas sociais e privilegiar a vista que o terreno tem para a Capital.

Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Sofá, Mesa
© Haruo Mikami

A casa foi criada para uma família de 5 pessoas, que gosta de receber e faz questão de manter o contato com a natureza, pensando em um layout mais apropriado  para o estilo de vida atual diminuiu se o número de cômodos e deu ênfase a proporcionar a integração dos ambientes ao máximo seguindo uma ideia de criar a possibilidade de interação - enquanto a mãe e o pai cozinham podem ver as crianças brincando na piscina ou manter o contato com amigos na sala -.

Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Sofá, Mesa, Bancada
© Haruo Mikami
Planta - Pavimento Térreo

5 funções principais dividem o projeto: Área social integrada; Área de lazer/diversão/contemplação; Área de serviços; Área íntima filhos – piso inferior; Área intima casal – piso superior;

Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Bancada, Cozinha, Fachada, Vidro
© Haruo Mikami

Após setorizar as funções a volumetria e estética da casa se deu em cima de um desenho simples é clássico da arquitetura contemporânea. Na composição tridimensional os volumes divididos em blocos dialogam de forma a equilibrar volumes de massa e vazio andando em conjunto com a planta baixa. A sobriedade desses blocos cinzas, no início pensados em tijolo aparentes, é quebrada com o forro em madeira que circula por toda a casa e cria um silhueta que se destaca e proporciona mais simpatia a casa.

Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Cama, Dormitório, Janela
© Haruo Mikami

Os volumes de alvenaria são quebrados com grandes esquadrias de vidro para valorizar a vista para o exterior e criam frames estratégicos, como as janelas da escada, banheiro  e abertura total da áreas principais paras as varandas e terraço.

Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Janela, Pia, Banheira
© Haruo Mikami

A distribuição de layout relacionado com a expressão arquitetônica do projeto, principalmente pela distribuição da marcenaria que está conectado com a composição do espaço em torno das paredes, cheio e vazios e vistas. Isso pode ser visto na porta camuflada do armário da cozinha que dá acesso à área de serviços, no espelho da suíte principal que mesmo quando os moradores ficam de costas para vista podem aprecia lá por conta do reflexo do espelho ou mesmo na porta de corre que dá acesso a essa mesma suíte, quando fechada proporciona privacidade caso os visitantes acessem o terraço. Já a escolha de revestimentos e alguns elementos de interiores passou pela curadoria dos co autores, que ajudaram os cliente na escolha de materiais mais naturais que hoje alinhado com a  arquitetura da casa resultou em uma experencia mais tátil e ligada a natureza, como as pedras das bancadas e revestimentos dos banheiros.

Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Janela
© Haruo Mikami

O terraço virou uma grande praça da casa, onde é possível criar layout diversos com distribuição de móveis externos, bancos e mesas criando um amplo espaço para contemplação da natureza  e da arquitetura de Brasília.

Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Cadeira, Terraço, Pátio
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ESSE 2 / Debaixo do Bloco Arquitetura" 05 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924313/casa-esse-2-debaixo-do-bloco-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.