Casa Sol / Lorena Troncoso Valencia

Casa Sol / Lorena Troncoso Valencia - Mais Imagens+ 43

Pelluhue, Chile
  • Arquitetos: Lorena Troncoso Valencia; Lorena Troncoso Valencia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustavo Burgos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Algifol, Atika, GRAPHISOFT, Sipa
  • Equipe De Construção: Constructora Bocaz
  • Cidade: Pelluhue
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Gustavo Burgos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Sol está localizada na costa de Pelluhue, uma das praias mais populares do sul chileno. O projeto está localizado em um pequeno terreno em declive que desce até o mar, terminando em uma rota veicular sinuosa que separa a terra da orla costeira, gerando um claro limite físico. O projeto busca desobstruir essa barreira física, erguendo-se e projetando-se. Desta forma, esta se eleva e conecta-se com a linha do horizonte e o azul do mar.

© Gustavo Burgos
Planta Térreo
© Gustavo Burgos

A casa consiste em dois pavilhões perpendiculares separados, cruzados e contidos ao mesmo tempo por um terceiro corpo de madeira. É acessada pela parte superior traseira, entrando por um volume estreito que articula os grandes pavilhões, a partir deste espaço o mar aparece como um cartão postal emoldurado. No longo pavilhão perpendicular à linha de praia, acontecem atividades particulares. Este volume desafia a gravidade e é projetado para o mar, como se quisesse ultrapassar a estrada.

© Gustavo Burgos

Enquanto, no volume retraído e paralelo ao mar, ocorrem as atividades públicas domésticas, este se eleva sobre maciças cruzetas de madeira, dialogando-se contra a inclinação da terra para se aproximar e alinhar com a linha do horizonte, permitindo também uma área de pátio entre os dois volumes. Este espaço de grandes janelas, vira o exterior para o interior, diluindo o limite físico e trazendo o mar para dentro. Complementar ao volume social, um terceiro volume semi-aberto conforma o terraço.

© Gustavo Burgos
Cortes 1
© Gustavo Burgos

Gerando um contraste em termos de textura, cor e movimento com o resto dos volumes. Este espaço mostra através de suas múltiplas texturas a passagem do sol durante o dia. As sombras sobre os revestimentos e texturas geram uma nova experiência interior que varia em tons e padrões. Um banco flutua no terraço, evocando o espaço de contemplação, onde você pode sentir a temperatura do sol, a brisa do mar, o som das ondas e cores do lugar.

© Gustavo Burgos

A grande estrutura que sustenta os espaços de convivência dialoga com o volume e o conjunto de terraços escalonados, alcançando grande destaque a partir da visão externa. As relações diretas entre o natural e o construído, entre o próximo e o distante, respondem à complexidade dos elementos no solo. Os espaços interiores revelam a madeira e aumentam o contraste com o fundo do mar a partir do interior. Enquanto isso, o exterior conta com espaços intermédios e semi-abertos, com o espaço interior como esplanada e corredores com terraço, contrastando com os pavilhões em cinza.

© Gustavo Burgos

© Gustavo Burgos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sol / Lorena Troncoso Valencia" [Casa sol / Lorena Troncoso Valencia] 02 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923949/casa-sol-lorena-troncoso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.