Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Débora Aguiar
  6. 2019
  7. Casa Cosentino / Débora Aguiar

Casa Cosentino / Débora Aguiar

  • 12:00 - 28 Agosto, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Casa Cosentino / Débora Aguiar
Casa Cosentino / Débora Aguiar, Cortesia de Débora Aguiar
Cortesia de Débora Aguiar

Cortesia de Débora Aguiar Cortesia de Débora Aguiar Cortesia de Débora Aguiar Cortesia de Débora Aguiar + 46

  • Arquitetos

  • Localização

    Cidade Jardim, Brasil
  • Arquiteta Responsável

    Débora Aguiar
  • Área

    1100.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    Descrição enviada pela equipe de projeto. Em parceria com o Grupo Cosentino, líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras, a arquiteta apresenta a Casa Cosentino by Debora Aguiar. Inspirada na contemplação dos quatro elementos da natureza, Debora projetou uma casa urbana de 1.100 m², para um casal antenado, viajado e amante das artes, que tem como proposta levar a natureza de fora para dentro dos espaços, sem fronteiras entre o in e o out.

    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    Seguindo o tema – “A Casa Viva” –, o ambiente é um refúgio sofisticado e exuberante e conta com os principais revestimentos de alta performance da Cosentino e mobiliários planejados da SCA. Projetada para ser uma casa completa, é composta por um hall de entrada e social, suíte máster com closet e banheiro, home theater, espaço gourmet, sala de jantar, área de aperitivo com lareira e living. Na área externa, um grandioso jardim com piscina, terraço com lareira ao ar livre, gazebo fitness e lounges de descanso e contemplação. Tudo é integrado e permite tanto a convivência como também a privacidade. “Toda a circulação e integração dos espaços estão voltados para o jardim, favorecendo muito a luz natural abundante e levando o verde pra dentro dos ambientes. Essa transparência junto à natureza é o que busco em meus projetos para trazer aconchego e bem-estar”, diz a arquiteta.

    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    A interligação é feita por um pergolado em toras de madeira e também por meio de vidros Vivance da Cebrace, que favorecem a fluidez entre os ambientes e levam muita luz natural para todos os cantos. Revolucionário, o revestimento Dekton® Irok está na maior parte dos pisos da casa e se destaca por sua alta resistência, durabilidade e beleza. A superfície ultracompacta, combina inovação tecnológica, design e características de qualidade superior. O formato em tamanho gigante favorece o uso de forma sofisticada.

    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    Com iluminação elaborada em todos os ambientes, estão presentes luminárias, lustres e pendentes de grandes marcas como Puntoluce, com design assinado por Debora Aguiar, e FAS Iluminação, com design do renomado Ingo Maurer. Já os forros, são todos em madeira da Duratex. Outro diferencial são as obras de arte presentes em todos os espaços, tanto internos como externos. São quadros e esculturas de grandes artistas como Brecheret, Ascanio, Ceschiatti, Bruno Giorgi, Di Fiori, Sonia Ebling, entre outros.

    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    Quem chega à Casa Cosentino by Debora Aguiar se depara com um poderoso hall de entrada e social, com grandes árvores, um belo espelho d’água e jardim vertical. A suíte máster, com closet e banheiro, é acolhedora e cria um espaço privativo. Tanto na área íntima do quarto como no closet, o piso é em madeira parket lançamento da Oscar Onno num tom claro acinzentado. A decoração é composta por mobiliários, nacionais e italianos, da Artefacto e da Casual, e com uma estante que destaca pequenas coleções e objetos de arte. Ao canto, a escrivaninha com design Ceccotti traz um toque elegante.

    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    Para completar, a janela proporciona luz natural ao quarto de forma intimista. Interligado ao quarto, o closet generoso traz uma ilha central em Dekton® Entzo e armários com portas fechadas e de vidro e nichos revestidos em couro para a exposição de bolsas e acessórios especiais, tudo SCA. Ainda no quarto, o banheiro do casal tem como destaque o piso e a majestosa banheira personalizada em Silestone® Eternal Calacatta Gold. Tanto no closet como no banheiro, um pergolado com cobertura de vidro leva o jardim vertical e a luz natural para dentro dos espaços. O home theater destaca um painel principal em Dekton® Kelya que recebe TV, esculturas, quadros e objetos de arte. Painéis laterais da SCA revestidos em couro e a mesa de centro em tora criam o contraponto necessário ao ambiente ultramoderno. No espaço gourmet, a cozinha da SCA conta com uma grande ilha central desenvolvida em tons de smoke e tampos de Dekton® Galema, além de uma mesa em tora maciça de seis metros.

    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    A estante em metal de temperos cria uma pequena horta, e também nesse ambiente, um pergolado desce verticalmente levando verde e bastante luz natural ao interior. Na área interna adjacente, o living surge com um pé direito duplo com sete metros e uma torre de lareira majestosa do piso ao teto, criando um eixo e um ponto central de integração do espaço entre jantar e estar. O mobiliário se volta para a área externa e para a estante da SCA que preenche toda a parede do ambiente. Tapetes da Phenicia proporcionam a sensação de conforto. Na sala de jantar uma mesa de madeira de cinco metros e aparadores da Artefacto estão aliados à composição dos 30 pendentes do designer Ingo Maurer, compondo o espaço de forma escultórica. Além disso, uma adega desenvolvida pela SCA com retro iluminação em uma pedra translúcida destaca os suportes para as garrafas. Diversos painéis com iluminação indireta recebem composições de quadros e esculturas de parede, tornando os ambientes aconchegantes e sofisticados em espaços ainda mais interessantes valorizados pelas diversas obras de arte.

    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar
    Planta - Layout
    Planta - Layout
    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    Exuberância na área externa Foco central do ambiente, a área externa traz um jardim com uma exuberante piscina da Unlimited, toda revestida com uma pedra em tom de cinza, lançamento da Vivarte. Essa área conta também com um terraço e lareira ao ar livre. O jardim vertical lateral abraça o ambiente, valorizando ainda mais a piscina, que tem um formato único e cria uma atmosfera de um grande lago, um clima sofisticado, mas com total equilíbrio com a natureza. A iluminação ao anoitecer engrandece ainda mais a área.

    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    Destaque também para a borda da piscina e para os painéis em Dekton Radium, lançamento da Cosentino, que criam um jogo de luz, sombra e profundidade com a iluminação. Em frente ao painel central, uma plataforma na água recebe uma grande escultura, ganhando status de instalação de arte. Para contemplar a natureza, um terraço com lareira ao ar livre e confortáveis lounges com móveis da Artefacto Beach & Country e da Tidelli estão presentes, além de uma área de solarium com grandes futons para relaxar a beira d’água. No piso, um ecodeck, da Santa Luzia, fabricado a partir de resíduos reciclados de alta resistência e durabilidade. Além disso, um gazebo fitness, com equipamentos de última geração da Tecnogym e poltronas da Maxdesign, e um belo painel de pedras estão envoltos por muita vegetação, natureza e detalhes especiais de iluminação indireta. As paredes do jardim também receberam Dekton Domoos.

    Cortesia de Débora Aguiar
    Cortesia de Débora Aguiar

    Ver a galeria completa

    Sobre este escritório
    Cita: "Casa Cosentino / Débora Aguiar" 28 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923818/casa-cosentino-debora-aguiar> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.