Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Mesa, Cadeira, Iluminação, Viga, Terraço, PátioCasa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Janela, CadeiraCasa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Sofá, MesaCasa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - FachadaCasa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Mais Imagens+ 33

Cidade Jardim, Brasil
  • Arquitetos: Débora Aguiar; Débora Aguiar
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Agrotexas, Alarm BR, Art des caves, Artecor, Artefacto, Atelier Adriana e Carlota, Blue Gardenia, Brillia, Carmem Mouro, Casa Moysés, Castelatto, Cinex, Coral Tintas, Crezildo Revestimentos, Deca, Dpot Objetos, Eco Moveis, Elisa Atheniense, Emporio Beraldin, +47
Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Fachada, Jardim, Aido
Cortesia de Débora Aguiar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dona de um estilo único e reconhecida como umas das arquitetas mais importantes do Brasil, Debora Aguiar foi escolhida pela Todeschini para assinar o ambiente “Dolce Villa Todeschini by Debora Aguiar”, feito especialmente para a comemoração dos 80 anos da marca na CASACOR São Paulo que ocorre de 28 de maio a 04 de agosto no Jockey Club. A arquiteta assina uma casa contemporânea e clean de 480m², que representa toda a sofisticação e elegância de seu estilo, criando um verdadeiro refúgio urbano em meio à natureza, cheio de memórias e detalhes.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Fachada, Aido
Cortesia de Débora Aguiar

Na fachada, a casa traz um grande painel com brises metálicos em alumínio reciclado que, já de fora, apresenta com delicadeza o que está por vir e permite o jardim interno permear os vãos com verdes e, ao mesmo tempo, levar luz natural filtrada aos espaços. Na entrada principal, uma marquise demarca o espaço e um painel de pedras irregulares delimita a casa, ladeado pelo jardim central. Logo na entrada, o hall surpreende com piso e paredes em limestone e filetes metálicos em paginação geométrica desigual e provocadora, como uma caixa que exibe uma joia rara, meticulosa e preciosa, como a escultura do reverenciado artista suíço Not Vital, colocada ali.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Fachada
Cortesia de Débora Aguiar

Como um eixo central, o hall divide a casa ao meio. De um lado a ala íntima: com a suíte máster, com closet e banheiro; e de outro a área social, voltada para o jardim: com living, home theater e espaço gourmet. “O projeto mescla o desejo de manter a privacidade e, ao mesmo tempo, a convivência em todas as áreas”, afirma a arquiteta. Na área íntima, um jardim interno longitudinal atravessa do quarto até o banheiro, banhado pela luz natural facetada dos brises irregulares da fachada criando espaços de forma poética, como um caleidoscópio que muda de cor conforme a posição do sol e as horas do dia.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Sofá, Mesa, Janela, Cadeira
Cortesia de Débora Aguiar
Planta
Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Mesa, Iluminação, Cadeira, Viga
Cortesia de Débora Aguiar

Já no quarto, o destaque é o aconchegante painel curvo em veludo e espelhos que abraçam a cama com cabeceira estofada em seda da Artefacto. Criados-mudos com tampo em mármore, poltronas em seda e couro, além de um móvel baixo que vai desde o quarto até o fim da área íntima, completam o décor. Abajures e luminárias proporcionam momentos de luz indireta e iluminação elaborada.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Mesa, Dormitório, Cama, Janela, Viga
Cortesia de Débora Aguiar

No closet, uma grande ilha central setoriza a disposição dos armários em “U”, parte com frentes Quadra - com sistema de abertura Coplanar lançamento da Todeschini, e parte em Vidro Refleto. Junto ao jardim, uma estante vazada e transparente, com nichos em vidro e metal para exposição das bolsas e acessórios, trazem o verde para dentro. Logo ao lado, o banheiro do casal apresenta paredes em pedra bruta que brincam com profundidades e tamanhos diferentes, utilizando floreiras aéreas, colunas e jardins verticais. No centro do ambiente, um grande painel de espelho com uma TV embutida por trás. Com um painel com colunas em madeira de fundo, a banheira esculpida em mármore pousa sobre um grande tablado também em pedra, ladeada pelos jardins verticais e os chuveiros dispostos simetricamente.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Imagem 33 de 38
Cortesia de Débora Aguiar

Indo para o outro lado da casa, a área social surge totalmente voltada para o jardim central com grandes portas de vidro que se abrem e criam grandes vãos, permitindo a conexão interior-exterior de forma integral. No teto, o forro ripado padrão Douro da Todeschini também faz a ligação entre os ambientes. Disposto em ‘L’, o living surge com um canto de leitura, com uma estante com fundo em Dekton, iluminação indireta e portas especiais em treliça de couro vazadas que servem de moldura para duas chaises e luminárias de piso.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Mesa, Sofá, Cadeira
Cortesia de Débora Aguiar

Ao centro, um sofá de quase cinco metros da Artefacto abraça todo o ambiente, que conta ainda com poltronas em couro e camurça, três mesas de centro em granilite, luminárias de piso e abajures exclusivos, além de um belo tapete da Phenicia, inspirado nos desenhos de Gio Ponti, tudo desenhado por Debora Aguiar especialmente para o espaço. Na parede, painéis em pintura trompe l’oel piton com filetes metálicos, além de importantes obras de arte. Destaque fica para a poltrona dos Irmãos Campana que faz a separação dos ambientes.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Sofá, Mesa, Iluminação, Viga, Cadeira, Janela
Cortesia de Débora Aguiar
Cortes
Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Sofá, Mesa
Cortesia de Débora Aguiar

No home theater, uma lareira à gás natural em pedra encrustada no vidro traz o verde do jardim para dentro do espaço. Ao lado, ripados amadeirados ladeiam o painel central em couro com a grande TV. Mesa de centro em mármore com desenhos geométricos, um confortável sofá, chaise em camurça, poltrona e pufe em couro completam o décor com elegância e aconchego. Luminárias especiais, vasos e obras de arte valorizam ainda mais o espaço. Em seguida, a sala de jantar com pé-direito duplo evidencia uma mesa redonda com um desenho especial da arquiteta para a Artefacto e uma “chuva” de pendentes, também design Debora Aguiar para a Puntoluce, como um jogo de varetas iluminado, criando uma verdadeira instalação. Cadeiras em camurça e aparadores em mármore proporcionam mais sofisticação. O ambiente ainda faz conexão com o jardim central e o generoso jardim vertical na parte posterior, que recebe toda a luz natural da cobertura de vidro e dos painéis verticais nas laterais.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Mesa, Sofá
Cortesia de Débora Aguiar

No espaço gourmet, uma ilha central completa serve de estação para cozinhar e, ao mesmo tempo, compartilhar bons momentos, se transformando no principal ponto de encontro da casa. Bancada e estante baixa acopladas em Dekton recebem icônicos pendentes dos Irmãos Campana. Como uma obra de arte, a adega desenhada por Debora Aguiar surge ao fundo com formas sinuosas e elegantes, guardando como joias os vinhos colecionáveis.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Mesa, Bancada, Sofá, Cadeira, Viga
Cortesia de Débora Aguiar

Ao lado, a cozinha com Sistema Octo Todeschini - lançamento comemorativo aos 80 anos da marca - esconde totalmente geladeiras, torre de fornos e armário com o uso das frentes escamoteáveis. Estante em estrutura metálica e vidro com fundo vazado permitem ver o jardim posterior e recebem as hortas hidropônicas. No terraço, uma grande pérgola faz a cobertura e fechamento lateral em ripas de metal, seguindo a mesma linguagem da fachada, criando um pequeno espaço para aperitivos, com mesas e chaise para leitura. Por fim, o jardim externo surpreende com uma linguagem moderna e minimalista, valorizando os espaços, criando momentos de relaxamento e contemplação. Árvores dispostas simetricamente são intercaladas por espelhos d’agua. Criando um visual único, painéis de espelho refletem os tons verdes e ampliam a profundidade, ao mesmo tempo que vedam do exterior revelando o espaço aos poucos.

Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar - Cadeira, Pátio
Cortesia de Débora Aguiar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Dolce Villa Todeschini / Débora Aguiar" 27 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923751/casa-dolce-villa-todeschini-debora-aguilar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.