Casa E+E / Ene+Ene Arhitectura

Casa E+E / Ene+Ene Arhitectura - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Ene+Ene Arhitectura; Ene+Ene Arhitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cosmin Dragomir
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, BPB Rigips, Grisco, IR Colors, Louis Poulsen, Schüco, Trimble Navigation, White Design, Ytong
  • Arquitetos Responsáveis: Mihai Ene, Adela Ene
  • Clientes: Loreco Investments SRL
  • Engenharia : Profesional Construct Proiectare, Alma Instal Pro
  • Paisagismo: Ene+Ene Arhitectura
  • Consultores: Vision Property Partners
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
© Cosmin Dragomir

"Imagine uma casa do jeito que você quer que seja", essa foi a tarefa do concurso de arquitetura Dumbrava Vlăsiei, no qual os arquitetos do Ene+Ene Arhitectura foram convidados a participar. As únicas restrições eram os regulamentos urbanos locais e um limite de orçamento. Para um arquiteto, esse pode ser o tipo de momento com o qual ele sonha, mas, quando aparece, ele percebe que a inexistência de imposições arquitetônicas normais pode ser uma armadilha enganosa. A falta de marcos espaciais, morfológicos, históricos ou culturais que caracterizem intervenções em um bairro completamente novo, no ponto zero, às vezes é um obstáculo mais importante do que pode parecer para iniciar e desenvolver o processo criativo inerente à arquitetura. Consequentemente, a falta de limites gera autocensura e um desenvolvimento consciente de um conjunto pessoal de valores.

© Cosmin Dragomir
Implantação
© Cosmin Dragomir

Dumbrava Vlăsiei prefigura para se tornar um distrito residencial atípico para os empreendimentos imobiliários na Romênia. A menos de uma hora de carro de Bucareste, cercado por florestas, com um design urbano interessante, com ruas sinuosas e espaços públicos verdes, com muitas formas e tamanhos diferentes, o empreendimento está lentamente se tornando um lugar especial, e isso já é evidente pelo que foi construído até o presente. Um parque público de escala e complexidade notáveis está situado no coração do novo bairro. Os elementos que compõem as infraestruturas, o mobiliário urbano, a estrada, as calçadas, a iluminação pública são levados em consideração durante a fase do projeto e são colocados em operação com o máximo rigor.

© Cosmin Dragomir

A primeira ideia foi desenvolver uma casa em um único andar, com mais do que apenas uma conexão visual com seu pátio, cada espaço tendo acesso ao exterior, mas com uma relação discreta com a frente da rua. Um desenvolvimento espacial linear, perpendicular à rua, uma sucessão de sequências espaciais calibradas de acordo com as necessidades funcionais atribuídas a cada uma delas. Para liberar os espaços internos, tanto quanto possível, os quartos são delimitados um pelo outro por paredes funcionais, sempre da mesma espessura, contendo móveis e equipamentos - de guarda-roupas e prateleiras a bancadas de cozinha.

© Cosmin Dragomir

Dois pátios externos interrompem a linearidade da casa, um que anuncia o acesso e outro, mais generoso com relação à cozinha e à sala de jantar. A casa é dividida em duas áreas, a adjacente à rua, projetada para a vida cotidiana, caracterizada pela fluidez do espaço, e a retraída, com vista para o lado oposto, a área noturna, que garante privacidade. 

© Cosmin Dragomir
Corte e Elevação
© Cosmin Dragomir

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa E+E / Ene+Ene Arhitectura" [E+E House / Ene+Ene Arhitectura] 03 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923692/casa-e-plus-e-ene-plus-ene-arhitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.