Moradia 17-218 / m+ estudio de arquitectura y diseño

Moradia 17-218 / m+ estudio de arquitectura y diseño - Mais Imagens+ 28

Hernandarias, Paraguai
  • Desenvolvimento De Projeto : Leonardo Florentín
  • Colaboradores: Marianna Tucci, María B. Peroni, Jesús Pereira
  • Cálculo Estrutural: Juan Galiano
  • Arquiteto Responsável: Paola Moure
  • Cidade: Hernandarias
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa integra as condições, orientações e vistas da topografia natural no layout. O terreno de esquina oferece uma  "fachada frontal" dupla. Para o limite oposto e na parte inferior, o lote também faz fronteira, dos dois lados, com o campo de golfe. O terreno, irregularmente, estava livre de vegetação no centro, mas possuía uma grande massa verde no perímetro.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

A característica mais forte deste lote é a encosta íngreme na direção mais longa do terreno, norte-sul, melhorando a condição de ser um ponto de vista praticamente natural desde o nível da rua. É a partir dele que a proposta para esta casa decorre do desejo de gerar um diálogo constante entre a topografia e as vistas para o campo de golfe e sua lagoa.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

É com esse objetivo que o projeto está organizado em torno de dois blocos de planta livre dispostos a 90 graus um do outro, sendo o volume principal, localizado paralelamente em direção à fachada frontal mais longa, que é onde são desenvolvidas as atividades sociais e o terraço com piscina infinita está localizado. Gostamos de pensar que é neste ponto onde o projeto realmente nasceu, aquele ato intuitivo de ancorar no local e de se apropriar da paisagem, independentemente do resultado do trabalho.

© Leonardo Méndez

Os dormitórios estão localizados no último pavimento, procurando as melhores vistas. No subsolo, resultante desse bloco devido à topografia, localizam-se as áreas de serviço, apoio à piscina e área de hóspedes. Este bloco propõe uma relação física direta com o jardim através de caixas envidraçadas que permitem a circulação cruzada de ar.

© Leonardo Méndez

O segundo volume, perpendicular ao primeiro, abriga os programas anexos, formando um jardim mais delimitado. A cobertura deste bloco é definida com um terraço ajardinado que atua como uma expansão para as áreas sociais e galeria, uma vez que as áreas de grama natural permanecem em um nível mais baixo. Sob esta camada, temos a sala de áudio e duas áreas de garagem. O proprietário, um amante da música, desenvolve sua paixão neste espaço, e é aqui que ele se refugia para compor.

© Leonardo Méndez

A atmosfera desta residência é a de uma peregrinação contínua contemplando a natureza, a vida ao ar livre onde as fronteiras entre o interior e o exterior são diluídas por meio de grandes portas de vidro. A materialidade é mista: uma concreta, que utiliza elementos como concreto aparente, blocos de cerâmica, pedra basáltica, vidro e madeira, e outra mais poética, complementada pelos sentidos, vistas, reflexões e o canto dos pássaros ao amanhecer.

© Leonardo Méndez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Moradia 17-218 / m+ estudio de arquitectura y diseño" [Vivienda 17-218 / m+ estudio de arquitectura y diseño] 26 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923609/moradia-17-218-m-plus-estudio-de-arquitectura-y-diseno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.