Residência Carvalho / Kennedy Nolan

Residência Carvalho / Kennedy Nolan
© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

© Derek Swalwell© Derek Swalwell© Derek Swalwell© Derek Swalwell+ 21

Melbourne, Austrália
  • Arquitetos: Kennedy Nolan
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  354
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Derek Swalwell
  • Engenharia:Webb Consult
  • Paisagismo:Amanda Oliver
  • Cidade:Melbourne
Mais informaçõesMenos informações
© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto entre alterações e acréscimos em casas históricas - um campo de testes para as ideias do arquiteto. Esta reutilização adaptativa de uma residência vitoriana de fachada dupla incorpora uma casa existente, um novo pavilhão formando um pátio central, uma garagem-oficina e uma pequena piscina. A residência distingue-se pelo seu carvalho maduro, que se eleva acima do jardim, e por um brise de aço vermelho, que desempenha muitas funções, incluindo a de proteção solar.

© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Começamos com os elementos que tornam um ambiente doméstico funcional e digno; zoneamento, acústica, privacidade, aspecto e conforto. Nesse caso, o local e a moradia existente sugeriam um arranjo de pátio. O pátio é delimitado por salas de estar em cada extremidade, com a borda longa incorporando a cozinha e a sala de jantar.

© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Dessa forma, a família pode se separar, mas sempre se sente próxima e todos os dormitórios contato com o jardim. O primeiro pavimento está voltado para o norte e oferece acomodação para dois filhos. A elevação desse elemento fornece um pano de fundo para o pátio central e, portanto, gera a expressão arquitetônica dominante da casa.

© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Como tal, era preciso formar um pano de fundo coeso e singular, mas também acomodar esquadrias complexas e ventiladas para uma variedade de dormitórios, além de proporcionar proteção solar e privacidade. O brise foi capaz de desempenhar efetivamente todas essas tarefas, além de conferir profundidade visual, textura e complexidade.

Dentro dos parâmetros convencionais desse tipo de projeto, parecemos ser progressivos na abordagem das qualidades visuais. Nossos clientes estavam entusiasmados com a cor e, por isso, desenvolvemos uma paleta que poderia informar todas as nossas decisões de projeto. Escolhemos a cor vermelha oxidada para os elementos de aço, incluindo portas deslizantes de grande formato e vidros fixos, bem como o brise no primeiro pavimento.

© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Acompanhando esses elementos estão os azulejos de terracota e a vegetação, que complementam o vermelho quente e terroso do aço. Os interiores variam do dramático ao tranquilo usando concentrações de cores em intensidades variadas. O jardim, criado com Amanda Oliver, consiste em áreas frontais e posteriores da casa, além de um pátio e um jardim na cobertura, para que o aspecto verde esteja sempre disponível.

© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Investigamos como os arranjos espaciais familiares do anexo no quintal poderiam ser estimulados sem criar uma arquitetura desconfortavelmente super-expressiva.

© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Propusemos elementos com uma qualidade gráfica em larga escala, que poderiam se acomodar confortavelmente ao lado das austeras formas vitorianas; a chaminé escultural autônoma, os símbolos enigmáticos dos montantes das janelas e portas, a forma do teto de concreto e, principalmente, a grade do brise. Uma variedade visual inesperada surge em toda parte, do acabamento do piso à carpintaria.

© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Há um esforço conjunto para conter o excesso expressivo, manter a coesão formal e material em toda a casa, resistir à suavidade da arquitetura convencional do estilo de vida e ampliar um sentimento de alegria e prazer.

© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Carvalho / Kennedy Nolan " [Oak House / Kennedy Nolan ] 04 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923608/residencia-carvalho-kennedy-nolan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.