Passeio Fluvial Niederhafen / Zaha Hadid Architects

Passeio Fluvial Niederhafen / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 16

  • Cliente: Hamburg Road, Bridge, Waterways & Flood Protection Agency (LSBG)
  • Equipe De Projeto Zha: Jan Hübener (diretor projeto), Niels Kespohl, Cornelius Schlotthauer, Rassul Wassa, Walentina Tradowski, Gonzalo Carbajo, Eren Ciraci
  • Planejamento De Estrutura E Projetos: Ingenieurbüro Grassl Gmbh
  • Planejamento Rodoviário E De Trânsito: Schmeck-Junker Ingenieurgesellschaft Mbh
  • Serviços De Construção Técnica: Rmn Ingenieure
  • Consultoria Geotécnica: Grundbauingenieure Steinfield Und Partner Gbr
  • Avaliação De Impacto Ambiental: Landschaft & Plan
  • Extensão: 103km
  • Diques: 78km
  • Proteção Contra Inundações: 25 km
  • Estruturas : 77
  • Barreiras Contra Tempestade: 6
  • Fechamentos: 6
  • Estações De Bombeamento E Portões De Maré: 27
  • Portões Do Rio: 38
  • Equipe De Projeto: Zaha Hadid & Patrik Schumacher
  • Cidade: Hamburgo
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Piet Niemann

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Niederhafen, no rio Elba, entre St. Pauli Landungsbrücken e Baumwall, em Hamburgo, a renovação do passeio marítimo de 625 metros é essencial para a modernização e reforço do sistema de proteção contra inundações da cidade.

© Piet Niemann

Após a tempestade de fevereiro de 1962, que causou 315 mortes e destruiu as casas de 60000 moradores, Hamburgo desenvolveu uma barreira às margens do rio Elba para proteger a cidade de inundações com uma altura de 7,20 metros acima do nível do mar.

© Piet Niemann

Graças à moderna hidrologia e simulações computacionais, foi possível analisar e prever com mais precisão as características da inundação da cidade; calculando que um aumento de 80 centímetros na altura da barreira era necessário para proteger a cidade de futuras ondas causadas por tempestades de inverno ou marés extremas.

As inspeções da barreira contra inundações, feitas em 2006, determinaram que os elementos de suporte da estrutura existente estavam sobrecarregados e suas fundações precisavam de reforço significativo. Mais tarde, naquele ano, a cidade de Hamburgo organizou um concurso para projetar a reconstrução da barreira, no qual destinou o projeto à Zaha Hadid Architects.

A barreira de proteção contra inundações de Niederhafen, em Hamburgo, está em um lugar de destaque que incorpora o famoso passeio ribeirinho da cidade, uma atração importante para os turistas e um dos espaços públicos mais importantes de Hamburgo. Localizado no topo da barreira de proteção, o calçadão oferece vistas do Rio Elba e do porto.

© Piet Niemann

Quando todas as fases de construção estiverem concluídas, a remodelação da barreira de proteção contra inundações reconecta o passeio fluvial com o tecido urbano circundante da cidade; servindo como um caminho ao longo do rio e, ao mesmo tempo, criando ligações com bairros adjacentes. Em sua seção leste, a estrutura linear mede 8,60 metros acima do nível do mar e 8,90 em sua seção oeste, visando proteger a cidade das marés.

© Piet Niemann

Uma largura mínima de 10 metros garante que este passeio popular ao longo do rio ofereça generosos espaços públicos para pedestres, corredores, artistas de rua, barracas de comida e cafeterias. Lojas e serviços públicos também estão alojados dentro da estrutura no nível da rua, com vista para a cidade. Escadas largas que lembram pequenos anfiteatros são esculpidas dentro da barreira de proteção contra inundações em pontos onde as ruas de bairros adjacentes encontram a estrutura; conferindo aos transeuntes no nível de rua vistas das pessoas que andam no topo da barreira, bem como vistas dos mastros e superestruturas dos navios no rio Elba.

© Piet Niemann

Estas escadas são orientadas para as ruas: Stubbenhuk, Neustädter Neuer Weg, Rambachstraße, Reimarusstraße e Ditmar-Koel-Straße. Novos cruzamentos de pedestres conectam cada rua com o passeio do rio. Alternando com essas escadas que têm vista para a cidade, anfiteatros semelhantes - de frente para o rio - também são esculpidos no interior da estrutura; gerando uma oscilação na sequência do passeio enquanto ele se alarga e estreita repetidamente.

© Piet Niemann

As ciclovias dispostas no nível da rua correm ao longo da barreira protetora. Extensas rampas em Baumwell e Landungsbrücken conectam o passeio do rio ao nível da rua e proporcionam acessibilidade para todos. Uma terceira rampa central permite que os veículos de serviço acessem o passeio e Überseebrücke. O caminho é dividido em duas seções com diferentes qualidades espaciais. A área a oeste é em maior escala, oferecendo amplas vistas de todas as atividades no rio. Para o leste, a marina cria uma atmosfera mais intimista com uma longa rampa ao lado do anfiteatro que conduz os visitantes à beira da água.

© Piet Niemann

Um restaurante de três pavimentos e dois quiosques de comida estão integrados na estrutura de proteção contra inundações. O último nível do restaurante está em balanço, projetado na escadaria adjacente e oferece vistas panorâmicas sobre o rio. As áreas pedonais do passeio são cobertas por um granito escuro que contrasta com o granito cinza claro das escadas.

© Piet Niemann

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hamburgo, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Passeio Fluvial Niederhafen / Zaha Hadid Architects" [Niederhafen River Promenade / Zaha Hadid Architects] 25 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923425/passeio-fluvial-niederhafen-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.