Casa Azimute / Arquitecturar

Casa Azimute / Arquitecturar - Imagem 11 de 38
© Francisco Nogueira

Casa Azimute / Arquitecturar - Imagem 2 de 38Casa Azimute / Arquitecturar - Mesa, Cadeira, VigaCasa Azimute / Arquitecturar - FachadaCasa Azimute / Arquitecturar - Mesa, CadeiraCasa Azimute / Arquitecturar - Mais Imagens+ 33

Santa Maria, Portugal
  • Arquitetos: Arquitecturar; Arquitecturar
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  572
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ArteVida, AutoDesk, BANDALUX, Extrusal, Flos, Grohe, Kronotex, Mitsubishi Electric, Pentair, Roca, Salto, Vulcano
  • Cliente: Tempo Voa, Lda.
  • Engenharia: Hélio Guerreiro, João Giga
  • Paisagismo: Arquitecturar, Lda.
  • Consultores: Construções de Monsaraz
  • Colaboradores: Mário Calado
  • Arquitetos Responsáveis: João Calvino, Alexandre Ferreira
  • Cidade: Santa Maria
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edificado fica localizado em zona rural a cerca de 3km do centro de Estremoz/Alentejo. A envolvente paisagística e natural é extremamente apelativa e pode proporcionar momentos de lazer e contemplação bastante interessantes. Esta unidade turística certamente é impulsionadora na divulgação de toda a cultura regional, gastronómica e vitivinícola de Estremoz.

Casa Azimute / Arquitecturar - Mesa, Cadeira
© Francisco Nogueira
Planta - Térreo
Casa Azimute / Arquitecturar - Mesa, Cadeira, Viga
© Francisco Nogueira

O projeto teve a pretensão de ampliar e alterar parte do edificado existente (reabilitar) uma vez que o conjunto edificado se encontrava em avançado estado de degradação, pretendendo criar características funcionais e práticas para uma boa oferta de qualidade turística, respondendo ao programa de turístico do promotor. Assim parte do edificado em ruínas existente, foi estabilizado e reabilitado, com o intuito ser uma “porta” de entrada aos hóspedes assumindo o testemunho do registo histórico local, através da manutenção desta preexistência.

Casa Azimute / Arquitecturar - Cama, Dormitório
© Francisco Nogueira

Agarrado à preexistência nasceu o novo edificado turístico que apresenta uma linguagem arquitetónica contemporânea que faz um contraste harmonioso com a arquitetura vernacular que se pretende preservar. O novo edificado está ligeiramente afastado de modo a criar um pátio de receção e zona de estar exterior.

Casa Azimute / Arquitecturar - Imagem 9 de 38
© Francisco Nogueira
Alçado Nascente
Casa Azimute / Arquitecturar - Imagem 7 de 38
© Francisco Nogueira

A partir deste pátio, é possível vislumbrar um enquadramento com a cidade de Estremoz, através de uma plataforma que atravessa o edificado e acaba na zona exterior de piscina, elemento primordial e conceptual no desenvolvimento do projeto. A Casa Azimute é composta por duas áreas distintas, uma área reservada a 6 unidades de alojamento (4 quartos e 2 suítes) e uma área privativa.

Casa Azimute / Arquitecturar - Fachada
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:7100 Santa Maria, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Azimute / Arquitecturar" 22 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923384/casa-azimute-arquitecturar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.