Casa Laboratório Vivo / JC Architecture

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 2 de 34Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 3 de 34Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 4 de 34Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 5 de 34Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Mais Imagens+ 29

Taipei, Taiwan
  • Arquitetos: JC Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  223
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Agglotech
Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 2 de 34

Descrição enviada pela equipe de projeto. Através da arquitetura o homem deu forma às cidades, domesticando a natureza e afastando-se dela. Com o tempo passamos a ansiar pelo pôr do sol, por ver as estrelas no céu assim como ansiamos pelo verde da natureza ausente. Ansiamos por sentir as gotas de chuva tocando a nossa pele. O projeto pretende recriar este ambiente nostálgico em meio ao universo urbano, oferecendo um mundo de novas possibilidades. O nosso objetivo é trazer a natureza de volta para a cidade através de projetos como este, proporcionando lugares seguros e agradáveis para a vida na cidade.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 5 de 34

Procuramos explorar diferentes relações entre as pessoas e o espaço: pessoas de diferentes idades e espaços de distintas escalas. Desenvolvemos um projeto de residência onde interior e exterior parecem fundir-se e desde onde é possível experimentar o espaço da rua à partir do aconchego da casa. Uma arquitetura que procura reconectar a cidade com a natureza.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 4 de 34
Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 20 de 34

Este é um projeto que procura revelar as camadas do tempo, desde quando os japoneses ocupavam Taiwan, passando pelos anos que seguiram o restabelecimento do governo taiwanês e pelas crises que castigaram o país ao longo do tempo. Todos estes eventos deixaram marcas em nossa cidade, e da mesma maneira, ajudaram a construir a identidade deste lugar e consequentemente, deste projeto. O uso da madeira japonesa, os vestígios da antiga estrutura de dormitórios que aqui existia nos anos 50, as parreiras que cresceram no quintal - cada elemento do passado faz parte das fundações onde estamos edificando o futuro.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 7 de 34

Estes edifícios decadentes de madeira tem uma história para contar. É a nossa missão, como arquitetos, encontrar maneiras de incorporar estas memórias para que elas possam continuar existindo. Não precisamos negligenciar o nosso passado para criar algo novo, é possível evoluir sem esquecer de onde viemos.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 28 de 34

Primeiramente procuramos compreender a dinâmica desta família moderna para então poder adaptar este espaço segundo as suas necessidades, sem no entanto, abrir mão de preservar alguns elementos importantes do seu passado. Isso significa que nenhuma coisa é mais importante que a outra, por isso procuramos encontrar um equilíbrio entre as duas coisas.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 3 de 34

Esta típica casa japonesa, cercada por um muro de seis metros de altura, foi modificada e ampliada ao longo de seus noventa anos de existência. Durante os anos 50, foram incluídas uma cozinha aberta e uma sala de estar, além de um pátio e um espaço flexível de socialização.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 34 de 34
Planta - térreo

Os materiais utilizados na reforma criam um forte contraste entre aquilo que é moderno e o que é histórico. A inserção de uma nova porta em uma antiga parede representa a transposição deste período histórico e uma abertura para um novo episodio na história desta casa. Um edifício transformado para abrigar uma nova família, e com ela, uma nova maneira de se ocupar o espaço.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 17 de 34

Cada um dos espaços foi pensado para além de uma simples função. Criamos espaços de circulação mas que também são espaços de estar; enquanto alguns ambientes se fecham, outras possibilidades se abrem. Este arranjo dos espaços em um único ambiente contínuo é o que cria conexões surpreendentes proporcionando diferentes interações e um uso criativo do espaço. O principal banheiro da casa é acessado à partir do espaço central da casa, que também se conecta ao quintal, a cozinha e a sala de jantar. Com o banheiro em uma situação tão privilegiada, a banheira passa a ser um elemento importante para o convívio da família durante o verão.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 13 de 34

A vegetação que protege os espaços da casa proporciona, além de privacidade, perfeitas condições de ventilação natural. Com este perímetro protegido, as aberturas zenitais desempenham um importante papel na iluminação dos espaços interiores, permitindo que a vegetação cresça no coração da casa. Uma escada externa permite acessar tanto a cobertura da casa quando o nível da rua.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 6 de 34

Como um projeto de intervenção em uma estrutura existente, acreditamos que a nossa contribuição é apenas mais uma de um processo que nunca chegará ao fim. Um espaço cheio de vida e energia e um lugar para inovar e experimentar.

Casa Laboratório Vivo / JC Architecture - Imagem 16 de 34

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Laboratório Vivo / JC Architecture" [Living Lab House / JC Architecture] 29 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923351/casa-laboratorio-vivo-jc-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.