Cidade dentro da Cidade / Concrete Jungle

Cidade dentro da Cidade / Concrete Jungle - Mais Imagens+ 45

  • Arquitetos: Concrete Jungle; Concrete Jungle
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alexey Filimonov
© Alexey Filimonov
© Alexey Filimonov

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de espaço público da “Cidade dentro da cidade”, da corporação Mazda-Sollers, baseia-se na ideia de criar um local que satisfaça as demandas dos usuários em relação à qualidade do ambiente urbano nesta área industrial. O número de pessoas empregadas é proeminente e totaliza 1500. A pesquisa social foi conduzida para desenvolver o programa do projeto e ajudou a descobrir algumas regularidades, interconexões, processos e padrões de comportamento ocultos, mas importantes. Alguns dos pedidos mais notáveis foram a necessidade de atividades ao ar livre, passeios para almoço, atitude positiva em relação à música no local da fábrica, simpatia pela cultura japonesa. A consulta ajudou a tomar decisões altamente razoáveis no processo de projeto.

© Alexey Filimonov
© Alexey Filimonov

As tendências descobertas não obliteram a diversidade de tipos de usuários e padrões de atividade (também afirmados pelos membros da equipe) e isso está fazendo com que uma fábrica se assemelhe a uma cidade pequena em sua estrutura de comunidade. Essa ideia formou a base para todo o projeto e se reflete em seu nome - “Cidade dentro da cidade”. O espaço compreende três áreas arquetípicas que podem ser encontradas em qualquer cidade do mundo - a rua, a praça e o jardim.

© Alexey Filimonov
Diagrama
© Alexey Filimonov

A rua é representada como um trânsito organizado com um espaço de estacionamento adjacente às rotas de pedestres, mas não se sobrepondo a elas. A organização do cliente apoiou nossa iniciativa de organizar a entrada de automóveis e o caminho para pedestres a partir do ponto de ônibus mais próximo. As medidas para implementá-lo incluíram a substituição de pedras, a instalação do passadiço com a ilha de segurança e a marcação para carros e caminhões. O espaço público da “rua” destina-se a ser utilizado para a comunicação vibrante nos grupos de pessoas; seu território é adjacente a um espaço de estacionamento, mas é separado dele com vegetação nas jardineiras de concreto. O elemento de “Culturas do Mundo” é colocado nesta área: o canteiro central com um enorme salgueiro é rodeado pelos lugares sentados com largura variável que podem ser ocupados por vários grupos de pessoas para a conversa num ambiente amigável. Medalhões de cobre com os maiores logotipos das empresas automobilísticas e as citações de seus fundadores gravados neles são integrados em capas de madeira e concreto. A atmosfera é também dada partir de estímulos sonoros, por uma rádio da Internet, que muda a estação aleatoriamente na lista multilíngue a cada 10 minutos.

© Alexey Filimonov

A próxima área, a praça, é um espaço em frente à entrada do edifício fabril projetado para a realização de eventos corporativos, como o tradicional  Dia da Família organizado pela empresa Mazda-Sollers, onde os funcionários trazem seus filhos, familiares e amigos. Há um palco, que pode ser usado como lugar de assento quando não é usado para o propósito pretendido. A praça é acentuada por três pontos de luz altos. Além disso, há uma árvore  para ser decorada durante os feriados de Ano Novo. O trânsito limítrofe tem um desenho de fluxos destinado tanto a cargas e descargas, quanto para colocar food trucks durante a realização de eventos. Caixas de distribuição elétrica de aço inoxidável são colocadas aqui e perto do palco, garantindo infraestrutura quando necessário. A praça é separada da área de tráfego por duas fileiras de árvores que são plantadas no sentido horário para atingir a densidade visual. Algumas das árvores são colocadas em vasos circulares com bancos e iluminação embutida.

© Alexey Filimonov
© Alexey Filimonov

O conceito da terceira área, o jardim, baseia-se na ideia de colaboração russo-japonesa e intercâmbio cultural. A imagem dos elementos de paisagismo está reproduzindo os cenários das pinturas dos famosos pintores russos e japoneses: Isaak Levitan, Ivan Shishkin, Kokuji, Koukei Kojima, Katsushika Hokusai, Gensou Okuda. Os caminhos do jardim são representados como uma estrutura de pavimento com formas estranhas para caminhadas e descanso. Os principais trânsitos que levam os visitantes do ponto de ônibus até a entrada principal são feitos em concreto. A área específica para fumantes é fornecida além das principais rotas, mais próximas da fachada. E a "cereja do bolo" desta área é um dossel com assentos de arquibancada para reuniões. 

© Alexey Filimonov
Diagrama
Diagrama

Os painéis informativos de produtos da empresa também estão incluídos na área do espaço coletivo. Deve-se notar que a área está aberta para os cidadãos, embora seja um terreno privado da fábrica. Todos os objetos e estruturas são projetados e fabricados pela Concrete Jungle.

© Alexey Filimonov

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Primorsky Krai, Rússia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cidade dentro da Cidade / Concrete Jungle" [City in the City Park / Concrete Jungle] 03 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923238/cidade-dentro-da-cidade-concrete-jungle> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.