Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 2 de 49Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 3 de 49Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 4 de 49Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 5 de 49Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Mais Imagens+ 44

  • Arquiteto Responsável: Li Hua
  • Equipe De Projeto: Li Hua, Zheng Lei, Qiubing Liu, Kun Ma
  • Engenharia De Estruturas: Zhigang Ma
  • Construtora: Weihai Construction Group Co.,Ltd
  • Complementares: Jianjun Lv
  • Cliente: Rongcheng Good Luck Corner Tourism Resort Construction Bureau
  • Cidade: Weihai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 3 de 49
© Hao Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Rongcheng, na província de Shandong, o Parque do Lago dos Cisnes é zona pantanosa próxima ao Yellow Sea, uma vasta planície verde por onde pequenos cursos d'água serpenteiam livremente. Durante o mês de outubro, cisnes migrando da Sibéria em direção sul aqui encontram o lugar perfeito para passar o inverno, atraindo milhares de turistas todos os anos. Em razão disso, o governo de Shandong decidiu construir um edifício mirante para complementar a estrutura do parque, oferecendo serviços de apoio aos turistas.

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 2 de 49
© Hao Chen

O edifício foi implantado junto ao limite nordeste do parque, encaixado em meio a uma densa floresta de pinheiros e completamente aberto à vasta planície inundável do Parque do Lago dos Cisnes. Formalmente, a arquitetura assume a forma de uma “casa ponte”, complementada por uma torre de observação. A estrutura horizontal da casa, com seus mais de 70 metros de comprimento, parece flutuar sobre a paisagem, apoiando-se delicadamente sobre este sensível terreno pantanoso, evitando qualquer impacto negativo na manutenção da biodiversidade local. A torre de observação, com seus mais de 15 metros de altura, se revela como um farol à beira d'água, desde onde os visitantes podem observar os cisnes e a imensidão do parque.

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 7 de 49
© Hao Chen
Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 28 de 49
Croqui
Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 9 de 49
© Hao Chen

Inicialmente, o programa de necessidades da Casa Ponte contava apenas com um pequeno café e um banheiro. Entretanto, a medida que avançávamos com o projeto nos demos conta de que outros serviços seriam necessários para atender o crescente número de visitantes do parque. Por outro lado, percebemos também que este edifício poderia ser transformado em um mirante, projetando-o sobre à paisagem pantanosa e protegido pela floresta de pinheiros. Assim, além do café e dos serviços de apoio, este edifício transformou-se em uma estrutura âncora para o parque, um espaço de recepção e acolhida aos visitantes.

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 12 de 49
© Hao Chen

Longitudinalmente, a planta da Casa Ponte se organiza em três faixas - o café e os banheiros no centro e duas linhas de circulação paralelas junto às fachadas. O corredor leste, frente à floresta de pinheiros, é introvertido e silencioso, enquanto o corredor oeste, voltado para o parque, é extrovertido e aberto.

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 5 de 49
© Hao Chen
Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 20 de 49
© Hao Chen

Estes dois espaços semi-abertos às vezes convergem, dando forma a espaços de encontro e socialização ou acessos ao pátio interior; A partir de duas escadas opostas, os visitantes podem acessar tanto a cobertura - desde onde é possível ter um panorama completo do parque e arredores - quanto o pátio inferior, que dá acesso a um deck à beira d'água.

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 22 de 49
© Hao Chen
Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 23 de 49
© Hao Chen

A estrutura do edifício foi executada em concreto moldado in situ, permitindo alcançar vãos monumentais, e consequentemente, menos pontos de apoio. Além disso, o concreto foi mantido como principal material de acabamento do edifício. Paredes cortina de concreto servem como reforço estrutural ao mesmo tempo que organizam e dividem os espaços e funções do programa.

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 15 de 49
© Hao Chen
Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 16 de 49
© Hao Chen

As formas de concreto foram executadas em madeira de pinheiro, criando um acabamento refinado que encontra ressonância na textura dos troncos das árvores do bosque, adicionando um pouco mais de sensibilidade e aconchego à arquitetura.

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 11 de 49
© Hao Chen
Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 10 de 49
© Hao Chen

A Torre de Observação é um objeto singular, uma estrutura com um claro propósito funcional. Assim, apesar de formalmente simples, procuramos explorar questões relativas à materialidade para proporcionar maior profundidade ao projeto. Revestida com telhas de madeira de pinheiro, a torre envelhecerá com o tempo, monetizando-se à paisagem.

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 25 de 49
© Tianzhou Yang
Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 27 de 49
© Hao Chen

O interior da torre é iluminado por uma luz suave derramada de cima pra baixo através de uma abertura zenital na cobertura. No nível mais baixo, os visitantes acessam um espaço compacto e escuro, mas a medida que sobem a luz vai ganhando intensidade enquanto aberturas pontuais enquadram diferentes perspectivas para a exuberante paisagem do parque. Chegando à plataforma de observação, no final desde percurso ascendente, o Parque do Lago dos Cisnes se revela em todo o seu esplendor.

Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office - Imagem 26 de 49
© Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rongcheng, Shandong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ponte e Torre de Observação / TAO - Trace Architecture Office" [Swan Lake Bridge House and Viewing Tower / TAO - Trace Architecture Office] 28 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923201/casa-ponte-e-torre-de-observacao-tao-trace-architecture-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.