Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Estúdio Penha
  6. 2018
  7. Apartamento Simpatia / Estúdio Penha

Apartamento Simpatia / Estúdio Penha

  • 06:30 - 18 Agosto, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Apartamento Simpatia / Estúdio Penha
Apartamento Simpatia / Estúdio Penha, © Alexandre Disaro
© Alexandre Disaro

© Alexandre Disaro © Alexandre Disaro © Alexandre Disaro © Alexandre Disaro + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Simpatia, 288 - Jardim das Bandeiras, São Paulo - SP, 05436-020, Brasil
  • Equipe de Projeto

    Vitor Penha, Verônica Molina, Eloisa Marçola
  • Área

    398.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

  • Projeto de Interiores

    Estúdio Penha
  • Projeto de Iluminação

    Estúdio Penha
  • Execução de Obra

    Potêntia Engenharia
  • Área Interna

    120,00 m²
  • Área Externa

    278,00 m²
  • Mais informações Menos informações
© Alexandre Disaro
© Alexandre Disaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apartamento Simpatia, entrando a luz...  Em uma cidade tão grande como São Paulo, em um lugar que cada vez mais as casas dão lugar para os prédios, um casal de clientes teve a sorte de encontrar um apartamento térreo com um imenso jardim. Entretanto o espaço era comprido, extremamente escuro e compartimentado em vários ambientes. Eles queriam um espaço que refletisse a suas personalidades, priorizando a conexão entre todo o apartamento e o jardim externo que é praticamente duas vezes maior que a área interna.

© Alexandre Disaro
© Alexandre Disaro
Planta
Planta
© Alexandre Disaro
© Alexandre Disaro

Explorar a luz natural foi o ponto de partida deste projeto. As paredes que antes separavam os ambientes, foram demolidas para criar uma maior integração entre os espaços e foram adotadas divisórias em esquadria metálica com vidros, desenhado pelo Estudio, para permitir a permeabilidade da luz dentro da casa. A privacidade dos quartos vem através de uma cortina interna. O mesmo caixilho que divide o apartamento, separa também o banheiro e vidro mosaico permite a privacidade necessária deste espaço.

© Alexandre Disaro
© Alexandre Disaro

Deslocar a cozinha, localizada antes no canto menos privilegiado da planta, para a área nobre do apartamento foi uma decisão importante para permitir a integração com a sala e o jardim, uma vez que a atividade principal do casal é cozinhar. Esta integração privilegia a área comum, tudo integrado com o grande quintal verde. A amplitude e a otimização do uso dos espaços nortearam a relação entre os ambientes. A composição entre os materiais de apelo aconchegante, madeira que percorre por todo o piso do apartamento, o ladrilho sextavado na parede da cozinha, ou até mesmo o pergolado de eucalipto, foi considerada para proporcionar um ambiente mais quente e acolhedor para o apartamento cheio de identidade.

© Alexandre Disaro
© Alexandre Disaro

A laje em concreto foi mantida e as tubulações de elétrica aparentes - o que permitiu um projeto de luz mais cênico - foram pintadas na cor branca das paredes para se mimetizarem com o conjunto e refletir melhor a luz natural. Nos banheiros, o Gail branco também foi a escolha para se integrar a todo apartamento e as tubulações de hidráulicas aparentes em cobre, criam uma personalidade única ao ambiente. A importância do mobiliário da casa é única e peculiar, dado que o casal desejava criar espaços para a memória afetiva, permitindo que cada canto da casa tivesse sua história. Um apartamento cheio de significados, onde a luz ajuda a contar a cada visitante, um pouco da vida de seus moradores.

© Alexandre Disaro
© Alexandre Disaro

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Simpatia / Estúdio Penha" 18 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923195/apartamento-simpatia-estudio-penha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.