Residência Melani / BIOSARQS + Hábitat para la Humanidad México + ONG Cuidemos.org

Residência Melani / BIOSARQS + Hábitat para la Humanidad México + ONG Cuidemos.org - Mais Imagens+ 18

Cintalapa, México
  • Equipe: Brenda Guillen, Yohali Moreno, Alexander Cigarroa, Rolando Guillen
  • Colaboradores: Dignidad y Solidaridad A.C., Melani Trinidad, Esteban Natarén, Cayetano Torres, Beatriz Pérez, Pablo González, Fernanda Aguilar, Roberto Ruiz, Jazmín Brindis, Luis Trinidad, Delio Morales, Vania Villanueva, Ana Velasco, Lennin Indili, Fabio Chacón
  • Cidade: Cintalapa
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Rolando Guillén; Alexander Cigarroa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terremoto da noite de 7 de setembro de 2017, um dos mais intensos registrados nos últimos 100 anos no país, foi uma catástrofe que causou estragos na sociedade, tanto emocional quanto materialmente, havendo casos em que milhares de famílias ficaram desabrigadas.

© Fabio Chacón
Planta
© Fabio Chacón

A casa Melani surge da necessidade de reconstruir um espaço decente para uma família composta por quatro membros; pais e filhas, que infelizmente foram afetados pelo terremoto, perdendo completamente sua casa e ao mesmo tempo seu patrimônio. Eles ficaram alojados por vários meses em uma residência improvisada que consistia em uma tenda onde só tinham um par de camas, algumas roupas e o mínimo essencial para sobreviver em condições precárias, correndo riscos e sendo afetados pelas condições climáticas que interferiam em sua saúde.

© Fabio Chacón

O projeto é desenhado com características bioclimáticas que integram sistemas eco-tecnológicos garantindo o conforto de seus habitantes. O programa arquitetônico foi adaptado ao modo de viver local e às necessidades particulares da família, a fim de garantir sua apropriação dos espaços. A identidade resultante da casa é caracterizada pela aparência de seus materiais em duas edificações que são unidas por um pórtico permitindo que os espaços sejam ventilados e iluminados.

© Fabio Chacón

A circulação do ar é maximizada devido à disposição de ambas as edificações, bem como a localização das aberturas em cada extremidade gerando ventilação cruzada, reduzindo o clima extremo da região em que a casa está localizada. O desenho permite que as aberturas criem um fluxo de ar constante, atingindo uma temperatura interna confortável, além de manter a iluminação natural ao longo do dia. A estética formal do projeto está na funcionalidade e aparente manuseio dos materiais, o que permite ver o desenvolvimento e desenho de suas estruturas, seu sistema construtivo replicável, econômico e de fácil manutenção.

© Fabio Chacón

A edificação é uma resposta à necessidade da família de reconstruir sua herança através da qualidade que está intimamente relacionada a espaços, materiais e conforto, na dignificação da vida daqueles que habitam o lugar. Este projeto foi viável graças ao trabalho altruísta de vários partidos que criaram a possibilidade de tangenciar um teto decente para essas pessoas, mas acima de tudo a participação da família e da comunidade no desenvolvimento do mesmo foi um fator fundamental.

© Fabio Chacón
Cortes

Primos, sobrinhos, vizinhos e os próprios proprietários fizeram parte do processo liderado por uma equipe de profissionais, que utiliza o método de autoconstrução onde foram realizadas oficinas técnico-práticas de alvenaria, fabricação de materiais de construção e carpintaria, buscando com isto revindicar a questão da produção social da habitação e perseguir o impacto na comunidade para alcançar a apropriação desse esforço como um todo, não em uma casa, mas em um lar.

© Fabio Chacón

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Melani / BIOSARQS + Hábitat para la Humanidad México + ONG Cuidemos.org" [Casa Melani / BIOSARQS + Hábitat para la Humanidad México + ONG Cuidemos.org] 26 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923142/residencia-melani-biosarqs-plus-habitat-para-la-humanidad-mexico-plus-ong-cuidemorg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.