Casa CSP / PJV Arquitetura + MRA Arquitetura

Casa CSP / PJV Arquitetura + MRA Arquitetura

© Alexandre Zelinski© Alexandre Zelinski© Alexandre Zelinski© Alexandre Zelinski+ 54

  • Arquitetos: MRA Arquitetura, PJV Arquitetura; MRA Arquitetura, PJV Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  740
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias :Alexandre Zelinski
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Portobello, Camilo Calhas, Casetex, Climatização, Florense, Formatec, Inoxcap, M2 Impermeabilizações, MK Som, Planeta Mármore, Pretty Jet, Sincol, Weiku
  • Colaboradores : Arq. Ana Meirinho Neves, Eng. Carolina Contin, Arq. Hérica Manenti
  • Projeto Estrutural : Eng. Mikio Homma
  • Projeto Elétrico E Hidráulico : Eng. Anamélia Adriano
  • Projeto E Execução De Paisagismo : Arq. Eduardo Soares
  • área Do Terreno : 1650.0 m²
  • Arquiteto Responsável : Pablo José Vailatti
  • Coautor : Marcio Rosa
  • País : Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no litoral norte de Santa Catarina, Penha destaca-se pelo turismo de diversão e praia, tendo como âncora o Parque Beto Carrero World, além de 19 praias. A casa CSP está localizada na Praia de Armação, possuindo localização privilegiada frente ao mar.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

A síntese estrutural configura a arquitetura desta residência. O esqueleto de vigas e pilares aparentes formatam um volume pesado e ao mesmo tempo flutuante. Vigas e pilares robustos formatam dois balanços na estrutura, de seis e quatro metros nas direções sul e norte, respectivamente. Ao norte configura-se a varanda social e ao sul configura-se o espaço destinado ao abrigo dos automóveis.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

A estrutura portante da casa é formada por vigas e pilares em concreto aparente com dimensões de 30 cm x 70 cm. No pavimento térreo a estrutura é constituída por 6 pilares aparentes em seu perímetro. No pavimento superior temos 8 pilares aparentes no perímetro do volume, estando 4 deles nas pontas dos balanços.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

A casa CSP busca expressar em sua arquitetura a força da verdade estrutural. Uma estrutura vazada de concreto na parte superior, configurando terraços superiores com seus tetos recortados e balanços na parte térrea, estes formatando espaços cobertos e abertos, que integram-se as áreas externas.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski
Planta - PavimentoTérreo
Planta - PavimentoTérreo
© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

O terraço no pavimento superior permite ao setor íntimo da casa um espaço aberto, ventilado, iluminado, possibilitando forte relaçao com o espaço externo e aberto da residência.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Este terraço possui vista privilegiada do local e permite que se possa explicitar a estrutura da casa, ideia central do projeto de arquitetura, pois ao não receber fechamento exibe apenas suas peças estruturais, os sutis negativos entre as vigas e pilares, os recortes na laje de cobertura, e nos faz perceber esta arquitetura como a relação entre a estrutura da edificação, a paisagem do local e o programa a ser resolvido, neste caso, uma casa de praia.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

O programa foi distribuído em dois corpos construídos, a casa principal com 2 pavimentos e a área de lazer em pavimento térreo, além de uma área aberta onde se encontram piscina, solário, jardim, quiosque e spa.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Para a implantação do corpo principal e do bloco baixo deixou-se um grande recuo na porção norte do terreno. Neste espaço livre, frente ao mar, foi implantada a piscina e demais áreas abertas destinadas ao lazer e convívio, permitindo que estas desfrutem da vista da paisagem local, marcada pela praia, pelo mar e pelo horizonte.
Interligando estas três partes do projeto, bloco principal, bloco baixo e área destinada à piscina foi projetada uma pequena área rebaixada em dois degraus com spa, lareira e estar ao ar livre.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

A inspiração deste projeto leva em conta a arquitetura moderna brasileira, e seus princípios de projeto, dando atenção a pontos como estrutura, iluminação e ventilação natural, e a relação com o lugar. Buscou-se referências na arquitetura e na arte minimalista, com ênfase nas formas básicas, através de linhas retas e desenhos simples.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CSP / PJV Arquitetura + MRA Arquitetura" 14 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922977/casa-csp-pjv-arquitetura-plus-mra-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.