Casa C / Estudio PK

Casa C / Estudio PK - Imagem 2 de 24Casa C / Estudio PK - Imagem 3 de 24Casa C / Estudio PK - Imagem 4 de 24Casa C / Estudio PK - Imagem 5 de 24Casa C / Estudio PK - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Estudio PK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Peral
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abeturas San José, Casa Noir Deco, Cresta Disegno, Pasto Home
  • Arquitetos Responsáveis: Ignacio Pessagno, Lilian Kandus
  • Construção: Horacio Cáceres
  • Colaboradores: Lucila López, Denise Andreoli, Belén Luna Crook, Denise Bardelli
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa C / Estudio PK - Imagem 2 de 24
© Alejandro Peral

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de final de semana está situada na costa atlântica, no bairro Costa Esmeralda, a 10 km de Pinamar e a 500 m do mar. Se buscou viver a casa através do percurso da floresta de coníferas, por meio de diversos pátios captadores de luz que articulam os espaços. O projeto se desenvolve em um único pavimento, térreo, onde o pátio central divide a residência em dois volumes, um de uso público e outro de uso privado. Um segundo pátio permite a conexão com o verde a partir dos dormitórios sem perder a privacidade, com um fechamento de madeira que gera um ritmo de luzes e sombras conformando a fachada principal.

Casa C / Estudio PK - Imagem 4 de 24
© Alejandro Peral
Casa C / Estudio PK - Imagem 24 de 24
Casa C / Estudio PK - Imagem 16 de 24
© Alejandro Peral

Estando a casa implantada em uma floresta de coníferas, buscou-se incorporar esse dado no percurso do projeto, a partir de foles verdes que conectam os diversos espaços. O acesso principal é gerado a partir de um pátio central, o qual possui pinheiros originais resgatados da região, e distribui a todos os ambientes, dividindo a área pública da privada e permitindo o contato com a natureza.

Casa C / Estudio PK - Imagem 3 de 24
© Alejandro Peral

A casa se resolve toda no pavimento térreo, sendo este uma caixa murada perimetral de pedra, onde as paredes portantes que a conformam sustentam uma grande cobertura que atua como manto perfurado, conformado por uma laje fina de concreto. Estas perfurações ou pátios permitem a passagem de luz ao interior da casa, gerando um jogo de luzes e sombras ao longo do dia.

Casa C / Estudio PK - Imagem 13 de 24
© Alejandro Peral
Casa C / Estudio PK - Imagem 18 de 24
Casa C / Estudio PK - Imagem 8 de 24
© Alejandro Peral

A área privada tem visuais para o pátio central e para o pátio mais íntimo, em frente à casa, o qual possui um fechamento de madeira que permite criar um ritmo de luzes. A área pública vive todo o contexto da floresta.

Ao estar em contato com um clima hostil pela proximidade com o mar, foram utilizadas aberturas de alumínio, A30, DVH para proteger o interior em relação ao entorno.

Casa C / Estudio PK - Imagem 5 de 24
© Alejandro Peral

Trabalhamos com um sistema de percursos e transições, estando sempre em contato com o verde através dos diferentes pátios que conformam esta casa de final de semana. O desejo de viver o entorno natural de diferentes maneiras criou situações diversas entre espaço público e privado.

Casa C / Estudio PK - Imagem 7 de 24
© Alejandro Peral

O maior desafio que enfrentamos foi pensar uma forma diferente de viver a casa a partir do percurso da floresta. Começando com o acesso lateral que nos convida a mergulhar entre as árvores para logo entrar pelo centro por meio de um pátio interno. Priorizou-se incluir a todo momento o verde e a natureza dentro da residência, gerando pátios de diversas escalas, obtendo uma relação interior-exterior fluida. Outro desafio foi resolver um programa simples gerando uma espacialidade interessante, já que o cliente desejava uma casa térrea, trabalhando por meio da implantação, sem perder de vista o entorno. 

Casa C / Estudio PK - Imagem 9 de 24
© Alejandro Peral

A orientação correta foi adotada para reduzir o custo energético da climatização. O pátio central organizador da casa está orientado para norte para garantir boa iluminação durante o percurso do sol ao longo do dia. Os dormitórios foram orientados para leste, já que consideramos a melhor orientação ser a que receba a luz da manhã, responsável por ativar esses espaços.

Casa C / Estudio PK - Imagem 14 de 24
© Alejandro Peral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa C / Estudio PK" [Casa C / Estudio PK] 11 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922703/casa-c-estudio-pka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.