Casa DaB / BAM! arquitectura

Casa DaB / BAM! arquitectura - Mais Imagens+ 25

Belén de Escobar, Argentina
  • Arquitetos: BAM! arquitectura; BAM! arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, FV, Perfiles y Servicios, Roca
  • Arquitetos Responsáveis: Gonzalo Bardach, Matías Mosquera
  • Equipe De Projeto: Gonzalo Bardach, Matías Mosquera, Clara Sakmann, Felicitas Van Thienen
  • Paisagismo: Bulla
  • Projeto Estrutural: Pedro Gea
  • Cidade: Belén de Escobar
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa DaB se implanta em um lote de dimensões reduzidas nos arredores da cidade de Buenos Aires, em um entorno aberto e verde. O desafio principal do projeto foi gerar um percurso arquitetônico que dialogue com os materiais e a luz em contraposição à busca formal de uma disposição muito compacta para otimizar os metros quadrados.

© Federico Cairoli

© Federico Cairoli

O programa se organiza em dois pavimentos. No térreo estão localizados os espaços de caráter público em relação direta com o jardim, vinculando-se de forma integral e dinâmica, com uma rótula de madeira que funciona como núcleo articulando o espaço entre os dois níveis.

© Federico Cairoli

A síntese dos materiais foi muito importante no momento de abordar o projeto com o objetivo de gerar um percurso sensorial, que se dá através dos materiais escolhidos. Um embasamento de concreto permite que um volume puro de tijolos se apoie sobre o mesmo. O vínculo entre ambos os níveis se da por meio de um vazio acompanhado por um núcleo de madeira. O último elemento é o ferro, que atua como filtro regulador da entrada de luz nos espaços.

© Federico Cairoli
Planta - Térreo
© Federico Cairoli

A utilização dos materiais nobres com suas linhas puras e simples permitem que a luz e a natureza atuem como protagonistas e nos fornece um projeto atemporal. A luz, como um dos principais elementos da arquitetura, foi utilizada neste projeto de forma direta e indireta. Cada espaço foi pensado levando em conta sua iluminação natural e como através dela e de suas nuances podem ser produzidas diferentes atmosferas com diferentes tons.

© Federico Cairoli

No acesso, a luz é filtrada por elementos de aço, cujas as sombras produzidas vão mudando ao longo do dia. Na área de estar e jantar foram colocadas grandes janelas que se abrem para o jardim, permitindo que a luz entre e que se estabeleça uma conexão direta com a natureza. No pavimento superior foi instalada uma série de brises de ferro para bloquear o sol mais forte do norte e do oeste.

© Federico Cairoli

A dualidade entre arquitetura e paisagem é um conceito que levamos em conta no momento de gerar volumes que permitissem a integração com o lugar por meio dos cheios e vazios. Outra decisão que nos ajuda com essa aproximação com a natureza é a utilização dos terraços jardim e a incorporação de pátios e claraboias no pavimento superior, onde cada espaço conta com uma conexão com a mesma.

© Federico Cairoli

O tema da sustentabilidade foi abordado em todos os planos, partindo da escolha do terreno e da implantação do projeto, levando em conta suas orientações e ventos predominantes; seguindo com a utilização de uma cobertura verde com todos os benefícios que isso traz. Outros pontos considerados foram a redução do consumo de água, utilizando água da chuva para regar o jardim e a utilização de equipamentos de baixo consumo. O aquecimento e refrigeração foram realizados por meio da geotermia.

© Federico Cairoli

Todos os espaços foram pensados para que fossem iluminados naturalmente, com vistas para a área externa e ventilação cruzada, gerando, assim, um benefício não só energético, mas maior conforto para o ambiente. A paisagem foi desenhada a partir de premissas sustentáveis, as quais fornecem um grande aporte à ecologia urbana a partir do uso de espécies nativas, construindo, assim, um micro ecossistema urbano constituído por comunidades vegetais nativas.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DaB / BAM! arquitectura" [Casa DaB / BAM! arquitectura] 13 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922699/casa-dab-bam-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.