Complexo hoteleiro Flamingo Club / Zooco Estudio

Complexo hoteleiro Flamingo Club  / Zooco Estudio - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Zooco Estudio; Zooco Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Imagen Subliminal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DomesticoShop, Dopo, Hisbalit, Leds-C4, Servitel, Skyline Design, Tivanti
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto inclui várias ações em um complexo hoteleiro localizado ao sul da ilha de Tenerife.

© Imagen Subliminal

Em um terreno de mais de 9.800 m2, com uma topografia marcada que apresenta um grande declive desde sua borda nordeste até o sudoeste, um conjunto de construções de forma muito irregular, que se desintegram e se assentam, se instalando na vertente, geram diversas plataformas com espaços abertos, edifícios e terraços. É possível distinguir cinco edifícios, totalizando mais de 12.000 m2 construídos, geralmente localizados na borda da trama, abrangendo áreas como jardins e piscinas.

© Imagen Subliminal
Corte
© Imagen Subliminal

O complexo passou por um grande número de ampliações e reformas em diferentes etapas, por isso apresentou uma infinidade de códigos de acabamentos, móveis e elementos decorativos, o que gerou uma imagem bagunçada sem um estilo definido.

© Imagen Subliminal

O projeto foi elaborado em diferentes fases, com intervenções em diferentes escalas, e sem saber, no início, a magnitude total da ação, mas com uma ideia clara desde o princípio que era limpar o máximo existente e recuperar a identidade perdida do Hotel Flamingo, pautada na elegância, bem-estar e exclusividade.

© Imagen Subliminal
Planta
© Imagen Subliminal

Para isso foi utiliza a cor branca como base, além do bambu, basalto (pedra característica do lugar) e vidro, combinados com elementos de cores vivas e com especial destaque para o "Flamingo". Desta forma, é criado um plano diretor que facilita futuras intervenções.

© Imagen Subliminal

Ampliação do edifício principal

O edifício principal através do qual o acesso ao complexo é realizado, abriga vários usos como a recepção, o lobby, o bar, um restaurante buffet, um espaço comercial, áreas de uso público e áreas de alojamento; e, como o resto do complexo, tornou-se um amálgama de estilos diferentes que foram aperfeiçoados seguindo as diretrizes.

© Imagen Subliminal

Na parte externa estão as fachadas leste e sul com formas orgânicas, enquanto a fachada oeste é desenhada com uma geometria mais ortogonal. Uma extensão é projetada em seu canto leste-sudoeste, que busca gerar uma transição entre a fachada orgânica e a ortogonal, além de criar, por sua vez, uma finalização na fachada sul do edifício. Esta extensão segue a natureza da arquitetura de ornamentos pré-existente, mas limpa, e gera linhas puras em faixas horizontais de cheios e vazios, materializadas em massa e vidro, com a estrutura embutida procurando sempre integridade e continuidade na fachada. Essas faixas não são um artifício simples, mas coletam os diferentes usos deste edifício principal. No semi-subsolo há um espaço comercial, o térreo inclui o restaurante buffet e no primeiro pavimento há um terraço coberto.

© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tenerife, Santa Cruz de Tenerife, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo hoteleiro Flamingo Club / Zooco Estudio" [Complejo hotelero Flamingo Club / Zooco Estudio] 21 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922632/complexo-hoteleiro-flamingo-club-zooco-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.