Escola da Cidade abre a exposição “São Paulo: Uma Biografia Gráfica”

Com abertura no dia 15 de agosto, mostra apresenta um retrato da maior cidade do Brasil, narrando seu acelerado crescimento através de arquivos, fotografias, desenhos originais e textos.

A Escola da Cidade abre a exposição “São Paulo: Uma Biografia Gráfica”, no dia 15 de agosto, em uma parceria com a University of Virginia, The Haddad Foundation e o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo.

A exposição apresenta um retrato da cidade de São Paulo, narrando seu acelerado crescimento através de arquivos, fotografias, desenhos originais e textos. Essa exposição foi desenvolvida a partir do livro de Felipe Correa, que leva o mesmo nome, e é o primeiro estudo que compreende a evolução urbana de São Paulo e atual forma urbis. A mostra que teve a curadoria de Felipe Correa, Sol Camacho, Devin Dobrowolsky, Anthony Averbeck, em colaboração com a Escola da Cidade, traz para São Paulo uma nova leitura dessa complexa e única metrópole que possibilitará novas maneiras de se pensar seu futuro.

No dia da abertura do evento haverá uma palestra de Felipe Correa e Sol Camacho - curadores da exposição - com a participação do arquiteto e coordenador pedagógico da Escola da Cidade, Vinicius Andrade, no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), às 18h30 seguido pelo coquetel de abertura, às 20h, na Galeria da Cidade.

Nenhuma outra cidade no mundo tem uma maior concentração de lotes centrais pós-industriais como São Paulo. Essa situação urbana singular demanda atenção e cuidadosa análise. Enquanto a história de São Paulo se inicia há mais de 450, a maior parte de seu crescimento foi após a Segunda Guerra Mundial, quando a cidade transformou sua economia de agrícola para industrial. Hoje, como São Paulo se configura como um importante polo econômico, ‘São Paulo: Uma Biografia Gráfica’ discute que a cidade deve examinar cuidadosamente como melhor integrar sua extensa área central pós-industrial com usos urbanos contemporâneos.

A mostra retrata o desenvolvimento urbano histórico da cidade, através da análise de seus processos formativos, e apresenta como a capital pode transformar suas áreas pós-industriais em centros urbanos heterogêneos, de uso misto com a presença de comércio e zonas habitacionais de preço acessível. A exposição e o livro estimulam a repensar a concepção sobre esses espaços e oferecem um compilado de visões sobre reestruturações urbanas necessárias que poderiam ajudar a aliviar as disparidades socioeconômicas entre o centro da cidade e a periferia. Os planos urbanos do século XXI apresentam uma perspectiva única de como as cidades podem imaginar seu futuro.

SERVIÇO
Exposição “São Paulo: Uma Biografia Gráfica”
• Período: De 15/08 a 15/11/2019
• Horário Abertura:
18h30: Apresentação no IAB (Rua Bento Freitas, 306)
20h: Abertura na Galeria da Cidade (Rua General Jardim,65)

De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados das 10h às 12h e das 14h às 16h

• Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65
• Mais informações: www.ec.edu.br

Gratuito

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade abre a exposição “São Paulo: Uma Biografia Gráfica”" 07 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922569/escola-da-cidade-abre-a-exposicao-sao-paulo-uma-biografia-grafica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.