- Ano: 2018
-
Fotografias:James Wang, Mariama Kah
Descrição enviada pela equipe de projeto. No século IX d.C., estudiosos muçulmanos fizeram contribuições notáveis para as ciências e humanidades na Bayt al-Hikma, ou Casa da Sabedoria, de Bagdad - um centro de pesquisa e biblioteca que abriga a maior coleção de livros do mundo para acadêmicos de assuntos teológicos e científicos.
O clima religioso atual permite usar a liberdade para buscar conhecimento junto com a prática religiosa. Com o apoio de líderes locais, mulheres e jovens, o projeto Hikma reintroduz esses valores embutidos no próprio Islã, transformando uma mesquita abandonada em uma biblioteca que compartilha seu terreno com uma nova mesquita para a aldeia de Dandaji, no Níger. O projeto é um centro de cultura e educação onde religiosos e não religiosos coexistem pacificamente para elevar mentes e fortalecer a comunidade.
Para renovar o antigo edifício e trazer sua glória anterior, os maçons originais foram convidados a participar da equipe do projeto. No processo, eles aprenderam sobre aditivos que melhoram o adobe e técnicas de proteção contra erosão. Em vez de utilizar madeira tradicional, escassa da região, a renovação do ambiente interno usou o metal para espaços de estudo, partições, escadas e um mezanino, como um toque contemporâneo num espaço tradicional.
O novo edifício, por sua vez, reinterpreta a organização tradicional da mesquita Hausa com um sistema estrutural e detalhamento contemporâneos. Seus dois blocos e espaço de oração ao ar livre são adequados para orações diárias, assembleias de sexta-feira ou grandes celebrações do Eid. O diálogo entre as estruturas formais do antigo e do novo levou a uma maior colaboraçãoentre os pedreiros tradicionais e a equipe de construção.
O projeto oferece espaços para aprendizado, leitura, estudo, oficinas, brincadeiras e cultos. Os espaços ao ar livre foram definidos para serem flexíveis o suficiente para acomodar eventos da comunidade ou simplesmente para a contemplação silenciosa. O complexo cultural atua como um centro comunitário para a região.
O programa do complexo inclui uma mesquita para 1.000 pessoas, incluindo dois espaços de culto principais, dois espaços de ablução e um minarete, acomodações de 2 quartos para o Imam da mesquita, uma biblioteca, salas de aula, espaços de leitura e estudo, uma área de oficina para atividades práticas, área de recreação infantil e um jardim. O principal material de construção do projeto é o tijolo de solo-cimento (ou tijolo de terra comprimida - BTC) feito do solo encontrado perto do local, o que proporciona melhor desempenho térmico, reduz o consumo de energia e também diminui o custo da construção.