HIKMA - Um Complexo Religioso e Laico / atelier masōmī + studio chahar

HIKMA - Um Complexo Religioso e Laico / atelier masōmī + studio chahar - Mais Imagens+ 31

  • Cliente: Dandaji Village
  • Construção: Entreprise Salou Alpha et Fils
  • Engenharia: URBATEC
  • Estruturas Metálicas: Atelier de Technologie Métallique
  • Equipe De Projeto: Yasaman Esmaili (studio shahar), Mariam Kamara (atelier masōmī)
  • País: Níger
Mais informaçõesMenos informações
© James Wang

Descrição enviada pela equipe de projeto. No século IX d.C., estudiosos muçulmanos fizeram contribuições notáveis para as ciências e humanidades na Bayt al-Hikma, ou Casa da Sabedoria, de Bagdad - um centro de pesquisa e biblioteca que abriga a maior coleção de livros do mundo para acadêmicos de assuntos teológicos e científicos.

© James Wang
Planta - Bilbioteca
© James Wang

O clima religioso atual permite usar a liberdade para buscar conhecimento junto com a prática religiosa. Com o apoio de líderes locais, mulheres e jovens, o projeto Hikma reintroduz esses valores embutidos no próprio Islã, transformando uma mesquita abandonada em uma biblioteca que compartilha seu terreno com uma nova mesquita para a aldeia de Dandaji, no Níger. O projeto é um centro de cultura e educação onde religiosos e não religiosos coexistem pacificamente para elevar mentes e fortalecer a comunidade.

© Mariama Kah

Para renovar o antigo edifício e trazer sua glória anterior, os maçons originais foram convidados a participar da equipe do projeto. No processo, eles aprenderam sobre aditivos que melhoram o adobe e técnicas de proteção contra erosão. Em vez de utilizar madeira tradicional, escassa da região, a renovação do ambiente interno usou o metal para espaços de estudo, partições, escadas e um mezanino, como um toque contemporâneo num espaço tradicional.

© James Wang
Axonométrica Mesquita
© James Wang

O novo edifício, por sua vez, reinterpreta a organização tradicional da mesquita Hausa com um sistema estrutural e detalhamento contemporâneos. Seus dois blocos e espaço de oração ao ar livre são adequados para orações diárias, assembleias de sexta-feira ou grandes celebrações do Eid. O diálogo entre as estruturas formais do antigo e do novo levou a uma maior colaboraçãoentre os pedreiros tradicionais e a equipe de construção.

© James Wang

O projeto oferece espaços para aprendizado, leitura, estudo, oficinas, brincadeiras e cultos. Os espaços ao ar livre foram definidos para serem flexíveis o suficiente para acomodar eventos da comunidade ou simplesmente para a contemplação silenciosa. O complexo cultural atua como um centro comunitário para a região.

© James Wang
© James Wang

O programa do complexo inclui uma mesquita para 1.000 pessoas, incluindo dois espaços de culto principais, dois espaços de ablução e um minarete, acomodações de 2 quartos para o Imam da mesquita, uma biblioteca, salas de aula, espaços de leitura e estudo, uma área de oficina para atividades práticas, área de recreação infantil e um jardim. O principal material de construção do projeto é o tijolo de solo-cimento (ou tijolo de terra comprimida - BTC) feito do solo encontrado perto do local, o que proporciona melhor desempenho térmico, reduz o consumo de energia e também diminui o custo da construção.

© James Wang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dandaji Village, Níger

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "HIKMA - Um Complexo Religioso e Laico / atelier masōmī + studio chahar" [HIKMA - A Religious and Secular Complex / atelier masōmī + studio chahar] 14 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922419/hikma-um-complexo-religioso-e-laico-atelier-masomi-plus-studio-chahar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.