Casa Triangular / STUDIO_LPP

Casa Triangular / STUDIO_LPP - Imagem 2 de 29Casa Triangular / STUDIO_LPP - Prateleira, Mesa, Cadeira, Escada, CorrimãoCasa Triangular / STUDIO_LPP - Prateleira, JanelaCasa Triangular / STUDIO_LPP - Janela, Cadeira, Costa, BalcãoCasa Triangular / STUDIO_LPP - Mais Imagens+ 24

Lisboa, Portugal
  • Arquitetos: STUDIO_LPP; STUDIO_LPP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Malhão
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Duravit, Empedra, Forbo Flooring Systems, Hager, Sika
Mais informaçõesMenos informações
Casa Triangular / STUDIO_LPP - Janela, Fachada
© Daniel Malhão

Descrição enviada pela equipe de projeto. A geometria do lote e a sua reduzida dimensão, 47m2, assumem especial importância na tipologia e forma de distribuição programática. Um programa por piso: Piso 0 - studio, Piso 1 - zona de estar e refeições, Piso 2 - zona de dormir e Piso 3 – terraço. A entrada faz-se no ponto mais baixo, criando uma zona coberta e exterior, definida por um portão metálico, que, ao mesmo tempo, encerra o espaço privado, configura a intimidade do piso 0 e assegura a iluminação.

Casa Triangular / STUDIO_LPP - Prateleira, Escada, Corrimão
© Daniel Malhão

Um open space do tamanho do lote configura o piso 1. Com 3,20m de altura livre é apenas diferenciada a zona de estar e zona de comer pela mudança de pavimento. A escala da sala é reforçada pelo encosto do grande vão ao teto. A matéria das paredes – betão - vai também, ao longo dos os pisos, construindo planos horizontais funcionais. Neste piso, uma prateleira para livros, tv ou áudio. Numa planta em triângulo, os cantos assumem especial importância.

Casa Triangular / STUDIO_LPP - Mesa, Cadeira
© Daniel Malhão
Planta - Pavimento Térreo
Casa Triangular / STUDIO_LPP - Janela, Cama, Dormitório
© Daniel Malhão

O ângulo agudo da zona de cozinha é dramatizado com o encosto do vão ao limite e a introdução de um espelho. No outro ângulo agudo, faz-se a escada. Peça metálica que “habita” este vazio de luz que escoa do lanternim de acesso ao terraço. No piso dos quartos a altura livre passa para 2,40m e o ângulo é novamente redefinido, desta vez perpendicular à hipotenusa do triângulo. Virando a Sul. O terraço surge como uma continuidade espacial da edificação; uma verdadeira sala exterior verde.

Casa Triangular / STUDIO_LPP - Viga, Aço, Janela, Corrimão
© Daniel Malhão

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Triangular / STUDIO_LPP" 06 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922391/casa-triangular-studio-lpp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.