Casa na Joo Hong Road / Lim Chai Boon

© Kwan Yeong Kang

Casa na Joo Hong Road / Lim Chai Boon - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Lim Chai Boon; Lim Chai Boon
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  379
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kwan Yeong Kang
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Grohe, M Metal, Mapei, Singapore Safety Glass, Vitra
  • Equipe: Kwan Yeong Kang, Serene Wong
  • Clientes: Tan Chee Yong, Rebecca Chia
  • Arquitetos Responsáveis: Rebecca Chia, Tan Chee Yong
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
© Kwan Yeong Kang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi fundamentalmente concebido por uma equipe de companheiros, ambos arquitetos, que se propuseram a projetar uma moradia para si próprios. Uma moderna casa tropical que transcende os limites de um lote de terra intermédio apertado. Um dos principais desafios enfrentados pelo casal, os quais são ávidos nadadores, era como acomodar uma piscina de tamanho decente dentro dos limites de uma casa com terraço intermediário, sem sacrificar as necessidades funcionais dos espaços de convivência. A solução de projeto que surge adota a abordagem não convencional de levantar os espaços da casa para o primeiro pavimento, liberando o andar térreo para uma piscina com raia de 21m e instalações de spa.

© Kwan Yeong Kang
Planta - Térreo
© Kwan Yeong Kang

O trecho da piscina e a composição linear dos elementos no térreo refutam a percepção do local como diminutiva e estreita, e aumentam muito a percepção dos espaços que se estendem além de suas fronteiras físicas. O conceito duradouro desta residência também foi introduzido, onde um átrio de quatro níveis se eleva acima da piscina, no coração da casa. Todos os espaços habitacionais são planejados em torno do pátio central, com duas fachadas - vista interna do pátio e o exterior, maximizando a iluminação natural e a ventilação cruzada.

© Kwan Yeong Kang

Como tal, o efeito empilhado criado a partir do pátio aberto e a provisão de uma extensa parede corrediça e dobra das janelas em todas as elevações, permitindo a máxima ventilação cruzada, dão origem a espaços habitualmente constantemente arejados. Funcionalmente, o pátio também serve como o volume que conecta espacialmente os vários espaços familiares, permitindo conectividade visual constante e comunicação entre os ocupantes. A casa e seus usuários adotam um estilo de vida que transita sem problemas entre o interior e o exterior, entre condições íntimas e perspectivas amplas, tudo isso enquanto conversa com a natureza.

© Kwan Yeong Kang

As principais elevações da casa são definidas por um volume retilíneo elegante que amplia o comprimento da trama enquanto enquadra os vários elementos arquitetônicos - uma série de telas operáveis verticais e um volume em balanço que se estende como um terraço aberto. O uso de telas pivotantes de alumínio com altura total ao longo da fachada frontal e traseira permite a entrada de luz natural filtrada nos interiores, ao mesmo tempo em que regula o grau de privacidade necessário devido à proximidade dos vizinhos. A escolha por uma vegetação intensa, a Tarlmounia, ao longo do perímetro do pátio em cada andar dá a aparência de uma cortina verdejante ao longo dos corredores comuns que levam aos quartos.

© Kwan Yeong Kang
Cortes
© Kwan Yeong Kang

Os banheiros são projetados abertos para o céu com arbustos florescentes funcionando como um véu de privacidade, obscurecendo as linhas entre o interior e o exterior e os espaços parecem se estender além dos confins do interior real. Os arquitetos empregaram uma paleta controlada de materiais para a casa, com a intenção consciente de revelar os verdadeiros elementos da construção como ela é. Os elementos estruturais foram explicitamente deixados como acabamentos aparentes da mesa contrastando com paredes de alvenaria texturizadas em toda a casa. Em essência, os arquitetos demonstraram intencionalidade na elaboração da casa, criando uma casa que é otimizada e não aumentada. O que a casa não tem em metragem quadrada fornece em volume e pontos de vista - uma inversão de expectativa.

© Kwan Yeong Kang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Joo Hong Road / Lim Chai Boon" [House at Joo Hong Road / Lim Chai Boon] 14 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922388/casa-na-joo-hong-road-lim-chai-boon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.