Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Loft Refúgio / Consuelo Jorge Arquitetos

Loft Refúgio / Consuelo Jorge Arquitetos
Cidade Jardim, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 101.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019
  • Fotógrafo Fotografias: Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Acabaflex, AirSense, AlarmBR.com, Allure Iluminação, Bed&Design, Branco Papel de Parede, By Kamy, Canto Metal, Casa Moysés, Catê Poli Paisagismo, Cinex, Comgás, Construflama, Coral, Deca, Di Móveis, Dimlux, Dpot Objeto, DressALL, EDM Brasil, EXBRA revestimentos, FAS Iluminação, Ferragens Floresta, GreenPlac, Grupo FK, Guidoni, Harmony House, Konsepta Design, Luxion, Metalworks Brasil, MisuraEmme, Neobambu, Neogran Marmoraria, Neolith by Alicante, Onlight, Salva Piso, Senõrita Galante, Step Revestimentos, Studio Heloisa Galvão, TAAG Brasil, Uniflex, VASAP, Villa Nova Tecidos, kitchens
© Fran Parente
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASA COR São Paulo 2019, marca sua 14ª participação na maior mostra de arquitetura e decoração das Américas. Um espaço interativo, aconchegante, para refletir, se reconectar e renovar as energias, de forma a representar o desejo do homem moderno. Um projeto único, onde o conforto e a natureza se encontram, e o bem-estar alinha-se ao design, proporcionando sensações únicas em um espaço elegante e acolhedor.

© Fran Parente
© Fran Parente

Os 101m² oferecem uma atmosfera sofisticada e calorosa, dentro da praticidade de seus ambientes integrados. Inspirada pelo tema do ano, “Planeta Casa”, Consuelo buscou resgatar a natureza em um refúgio urbano. Através de referências em materiais naturais, como a madeira de bambu e a pedra, uma releitura foi criada para transmitir essa sensação de naturalidade mantendo a elegância e aprimorando, por meio da tecnologia, revestimentos atemporais. A partir daí, criou-se um espaço contemporâneo, com formas envolventes e puras, que se contrapõem ao ritmo acelerado da cidade e reforçam a sensação de proximidade com a natureza.

© Fran Parente
© Fran Parente

A escolha dos revestimentos orientou-se por tons quentes e terrosos, em contraste com o cinza claro como pano de fundo neutro. A arquitetura do ambiente foi totalmente planejada para proporcionar ao ocupante a sensação de acolhimento, especialmente através do forro inclinado de madeira de bambu, que além de aquecer o ambiente provoca uma percepção estética diferenciada. O papel de parede que remete ao concreto, bem como os tapetes em fibras naturais, pedras nacionais, tecidos em linho, vasos em porcelana e argila, dialogam harmonicamente entre si e com a arquitetura, criando assim, um espaço intimista que serve de amparo e de proteção, um refúgio para homem urbano se sentir em contato com a natureza.

© Fran Parente
© Fran Parente
Planta - Layout
Planta - Layout
© Fran Parente
© Fran Parente

Seguindo o conceito do espaço, logo na entrada do living foi colocado um grande painel luminoso da DressALL, que dá equilíbrio e emoldura o sofá. Além disso, conta com um projeto completamente automatizado, com controles de lâmpadas dimerizáveis, executado em LED, cortinas e persianas motorizadas e caixas de som integradas. Todo o projeto luminotécnico foi desenvolvido por Elaine Pires, da Allure Iluminação, resultando em um ambiente sofisticado e harmônico. Na busca de um ambiente aconchegante foi utilizada uma iluminação para destacar o teto inclinado e valorizar a cenografia com peças de design conceituadas.

© Fran Parente
© Fran Parente

Os visitantes são recebidos pela extraordinária obra de arte do fotógrafo Leopoldo Plentz, intitulada Exceção à Regra, que representa o contraponto do ambiente decorado. Na ambientação, os destaques são o sofá Fatto, produzido especialmente para Consuelo Jorge pelo FK Grupo, dono da marca. F.Way, empresa que assina a cadeira Appia (design por Christoph Jenni), e evidencia a sofisticação à primeira vista. Compondo o loft com charme e valorizando o verde no espaço, estão os vasos da VASAP, com folhagens que agregam vida, além de trazer um ar mais puro ao ambiente. Mais adiante, o acolhimento fica por conta da lareira, com gás natural da Comgás, que abraça e reforça a elegância do espaço em parceria com a mesa de centro, ornamentada pelos vasos Pião de cerâmica da Konsepta. Na escada, foi criada, pela Consuelo Jorge, uma instalação de arte a partir de mais de cem objetos sólidos de porcelana líquida, de Heloísa Galvão.

© Fran Parente
© Fran Parente

Chegando à cozinha, integrada à sala de jantar, temos o armário planejado da Kitchens, que trabalha a bancada de maneira uniforme, utilizando o revestimento Neolith como acabamento em suas portas, propiciando sofisticação e tecnologia, além de ter um sistema funcional de gavetas internas para maior armazenamento. Acima, a bancada recebe o sistema StoneCooking, da Acabaflex, de queimadores diretamente integrados. A mesa de jantar da MisuraEmme, aliada ao lustre da italiana Hangar Design Group, mostra o poder de transformação do ambiente em um lugar mais luxuoso. Em frente à mesa, preso ao painel de madeira de bambu, conferimos outra bela fotografia de Leopoldo Plentz.

© Fran Parente
© Fran Parente

Os grandes destaques do projeto e principais recursos tecnológicos apresentados ficam por conta da EDM Brasil, cujos lançamentos podem ser vistos nas paredes laterais da cozinha e banheiro, revestidas por chapas de quartzito Mykonos canelado, em repetidas semicircunferências, que apresentam uma sequência visual entre ambos os espaços, tornando os ambientes únicos e ininterruptos. A banheira de mármore, pré-lançada na mostra, é desenvolvida exclusivamente para o Cidade Matarazzo, primeiro hotel seis estrelas, da rede Rosewood Hotels & Resorts na América do Sul, que será lançado em parceria com o Groupe Allard. Ainda no banho, apoiada no piso, a obra “Gypsy Woman”, do artista e fotógrafo Valdir Cruz, valoriza ainda mais o espaço, ao lado das peças assinadas por Consuelo Jorge para a Metalworks, que lança a linha Wave.

© Fran Parente
© Fran Parente

A novidade é composta por banco,espelho, prateleiras metálicas e toalheiro térmico com design arrojado inspirado em linhas orgânicas e fluidas, feitas em Corian. A parede da cozinha, rebatida na suíte, é revestida de mármore do piso ao início do forro inclinado, seguida por um espelho na parte superior, que reflete a inclinação e sua iluminação, proporcionando profundidade ao ambiente e destacando a arquitetura do espaço. A cama em tablado, no centro, representa o refúgio, graças ao dossel com tecido, que traz maior acolhimento. Ao lado da cama, a mesa com pé de latão escovado e tampo em quartzito Emerald Green é composta com o suntuoso lustre de vidro da Flos. O armário, também da Kitchens, em estrutura de alumínio e vidro, possui cabideiro iluminado, que destaca as roupas da marca Anna Vic, além da obra de Mario Cravo Neto.

© Fran Parente
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Loft Refúgio / Consuelo Jorge Arquitetos" 05 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922349/loft-refugio-consuelo-jorge-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.