Residência Boma / SAOTA + ARRCC + OKHA

Residência Boma / SAOTA + ARRCC + OKHA - Mais Imagens+ 15

Cidade do Cabo, África do Sul
  • Arquitetos: SAOTA; Arquitetos de interiores: ARRCC, OKHA; SAOTA
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Letch
  • Equipe De Projeto: Stefan Antoni, Bobby Hugill, Duke Williams
  • Cidade: Cidade do Cabo
Mais informaçõesMenos informações
© Adam Letch

“O desejo do cliente era criar uma casa com todo o espetáculo de uma vitrine da Atlantic Seaboard, mas também responder às necessidades e complexidades práticas da vida familiar. O pensamento fluía em direção a enormes espaços de planta aberta, volume duplo e zoneamento de tarefas”, diz Stefan Antoni, diretor e sócio da SAOTA. O terreno está localizado no centro da Baía Bantry, nas encostas da Lion's Head, com vista direta da baía, para o leste de Sea Point e para a Robben Island.

© Adam Letch
Planta - primeiro pavimento
© Adam Letch

Trabalhar em um local relativamente estreito exigia um pensamento lateral, criando um jogo dinâmico em níveis. Construídas em quatro pavimentos, as áreas, apesar de estarem em planta aberta, têm identidades definitivas. Uma simples fachada de pau-brasil e xisto cinza, que se abre para um pátio escultural, leva a uma galeria de entrada. Esculturas, volume marcante, vistas de longo alcance e texturas - rocha, madeira, concreto - são as pedras angulares desta casa, concebidas para maximizar o cenário e desenvolver uma pátina ao longo do tempo.

© Adam Letch

O papel de cada ambiente muda à medida que o usuário se move; da confortável ala da sala de estar com a sua sólida e segura forma em "L" focada em espaços funcionais, a um ambiente contemporâneo na área de estar de volume duplo com a parede ondulada de concreto e vistas impressionantes. Este ambiente de frente para o mar é um espaço elevado ancorado por concreto e rocha - uma bancada de cinco toneladas de granito que foi colocada em um dos lados do espaço. Descendo dois níveis abaixo deste estão o dormitório e a sala de jogos, eles possuem uma sensação de conectividade - formas recortadas e átrios abertos conectando tudo de volta.

© Adam Letch

Embora orientado para o mar, com o terraço da piscina a oeste, o projeto também leva ao pátio leste, com acesso a ambas as portas de vidro que se abrem  completamente. A maneira como o espaço de estar é configurado significa que as crianças são vistas a todos os momentos, brincando no pátio, assistindo TV ou nadando na piscina; uma combinação brilhante de arquitetura desafiadora e praticidade familiar. Os dormitórios também foram configurados pensando nas crianças, e todos os três interligam-se através de portas de correr mais próximas dos assentos correspondentes da janela de cada um, estruturas maciças para se sentar e apreciar a vista ao mar, igual ao livro ilustrado. O terraço da piscina, com dois volumes, oferece uma área de descanso em uma extremidade e uma área de jantar na outra.

© Adam Letch

Os interiores criam uma jornada emocional e sensorial enquanto o usuário se desloca pela casa. A arte desempenha um papel fundamental com peças selecionadas formando a impressão inicial - a primeira peça é uma enorme canoa, o casal sempre quis ter uma galeria e pretende preencher o espaço ao longo do tempo com peças especiais. Este espaço de sonho foi fundamental para desenvolver a sensação da casa como um todo, com suas paredes de grandes extensões, novos espaços e uma abordagem simples. A mobília é mínima, para permitir que a estratificação dos acabamentos realmente brilhe. “Nós, conscientemente, enfatizamos os diferentes papéis de cada ambiente, mudando o clima de sala em sala. Queríamos que o espaço surpreendesse”, explica Stefan.

© Adam Letch

Utilizando uma ampla gama de texturas e acabamentos, a decoração parece natural e sutilmente orgânica, sendo o conforto de suma importância em todos os momentos; o ambiente geral é de calma e serenidade. A cor é mantida a um mínimo; o interior funciona predominantemente com o jogo de luz e sombra, permitindo a vista exterior da montanha, oceano e céu.

© Adam Letch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Residência Boma / SAOTA + ARRCC + OKHA" [Boma House / SAOTA + ARRCC + OKHA] 12 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922311/residencia-boma-saota-plus-arrcc-plus-okha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.