Renovação de uma Pequena Casa em um Bairro Histórico de Guangzhou / URBANUS

Renovação de uma Pequena Casa em um Bairro Histórico de Guangzhou / URBANUS - Mais Imagens+ 48

Guangzhou, China
  • Arquitetos: URBANUS; URBANUS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  96
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Chao Zhang
VIsta Aérea. Imagem © Chao Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. A comunidade Mengsheng, no distrito de Haizhu, em Guangzhou, tem esse nome devido à lenda de que os descendentes de Mengtian, um lendário general da Dinastia Qin (221 aC - 207 aC), residiam ali. O projeto está localizado na Rua Mengsheng, um longo e sinuoso beco. A casa original era de tijolo, de três pavimentos e estrutura de concreto que o proprietário construiu em 1985, com cada andar tendo uma área de apenas 22 metros quadrados. É cercada por edifícios vizinhos muito próximos.

Vista Externa. Imagem © Chao Zhang
Vista Externa. Imagem © Chao Zhang

O lado leste da casa toca a parede externa da casa adjacente, enquanto os lados norte e oeste têm um afastamento de 90 e 30 centímetros em relação às casas vizinhas. O beco de 80 centímetros de largura ao sul, que mal permite que duas pessoas se cruzem, é o único acesso que leva à entrada. Além de ser pequeno, comprimido, escuro e perto demais das casas vizinhas, o prédio também apresentava um desempenho térmico ruim e fragilidades estruturais. Essas questões são típicas em reformas nos bairros da cidade antiga.

Vista Externa Antes da Renovação. Imagem Cortesia de URBANUS
Ruela antes da Renovação. Imagem Cortesia de URBANUS
Ruela antes da Renovação. Imagem Cortesia de URBANUS

O plano de renovação começou a partir do espaço interno, com o objetivo de reorganizar as funções essenciais da vida cotidiana dentro do limitado espaço. A operação de criar aberturas entre as lajes permite a integração de todo o edifício e cria espaços interligados. Claraboias foram introduzidas no pavimento superior para permitir a entrada de luz no edifício. Assim, os espaços escuros e claros, abertos e fechados são utilizados para tornar o pequeno interior muito mais espaçoso.

Croquis da Escada em Corte
Escadas. Imagem © Chao Zhang
Escadas. Imagem © Chao Zhang

A construção começou com o reforço da estrutura geral. A escada íngreme original, sem patamar, foi substituída por uma confortável escada em U com patamar, como um dispositivo para reorganizar a circulação vertical. As janelas personalizadas nas paredes norte e sul trazem luz natural adicional para o piso térreo escuro. Janelas cuidadosamente projetadas em várias posições nas paredes não apenas trazem luz natural a cada andar, mas também vistas externas para dentro.

Escadas. Imagem © Chao Zhang

No terceiro e último pavimento, há uma pequena sala transparente e um terraço com vista para a cidade. Destina-se a ser um espaço aberto flexível para diversas atividades como admirar a lua, tomar chá ou contemplar a paisagem.

4º Pavimento. Imagem © Chao Zhang
4º Pavimento. Imagem © Chao Zhang

Uma casa não deve apenas acomodar pessoas, mas também seu espírito e seus sonhos. Embora esta casa seja pequena, ela proporciona uma sensação única de serenidade sobre agitação da metrópole. O passeio pelo beco escuro e estreito pode ser um lembrete de um trecho do clássico literário chinês, A Colônia Pêssego, que conta a história de um pescador descobrindo uma "Arcádia" no final de um bosque de pessegueiros: "No início, a abertura era muito estreita, quase não ampla o suficiente para uma pessoa entrar". Depois de percorrer o beco, iluminado apenas por um pequeno feixe de luz, eventualmente "ele se abriu, inundado por luz". Aqui, enquanto se sobe do andar térreo do edifício até o topo, ele gradualmente emerge da escuridão para a claridade e a sensação vai da repressão à libertação. Esta experiência é semelhante à do pescador, assim, o edifício pode ser visto como a reconstrução de uma "Colônia Pêssego vertical".

Térreo. Imagem © Chao Zhang
2º Pavimento. Imagem © Chao Zhang
3º Pavimento. Imagem © Chao Zhang
4º Pavimento. Imagem © Chao Zhang

Pequenos pedaços de pedra marrom com grãos naturais foram escolhidos para o revestimento exterior da casa, uma vez que sua cor combina com os edifícios antigos circundantes. Com o passar do tempo, a textura geral da parede permitirá que a casa esteja ainda mais integrada ao ambiente circundante. Após a reforma, o edifício ainda assume uma presença discreta no bairro, enquanto proporciona uma pausa acolhedora para seus proprietários na movimentada cidade.

VIsta Aérea. Imagem © Chao Zhang

Esta pequena casa unifamiliar de apenas 80 metros quadrados é uma pequena célula que compõe o antigo tecido da cidade de Guangzhou. Como um exemplo do processo de micro-regeneração da cidade, este projeto tem uma ambição cultural única para o renascimento dos aglomerados históricos dentro da cidade. Ela representa a resistência e oferece uma opção alternativa que se opõe ao modelo tabula rasa de renovação urbana predominante.

VIsta Aérea. Imagem © Chao Zhang
VIsta Aérea. Imagem © Chao Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Renovação de uma Pequena Casa em um Bairro Histórico de Guangzhou / URBANUS" [The Renovation of a Little House in a Historical Neighborhood of Guangzhou / URBANUS] 09 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922201/renovacao-de-uma-pequena-casa-em-um-bairro-historico-de-guangzhou-urbanus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.