Produção de habitação social: Exercício I / Pobladores de Tepetzintan + Comunal Taller de Arquitectura

Produção de habitação social: Exercício I / Pobladores de Tepetzintan + Comunal Taller de Arquitectura - Mais Imagens+ 18

  • Reconhecimentos: Escolha oficial do México para o pavilhão da Bienal de Veneza 2016. Medalha de prata na Bienal Nacional de Arquitetura na categoria "Habitação Rural"
  • Arquiteto: Comunal Taller de Arquitectura
  • Cidade: Tepetzintla
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. A comunidade Nahua de Tepetzintan, localizada na Serra Nordeste de Puebla, possui dois problemas aparentemente isolados. Por um lado, faltava moradia adequada ao local, ao clima e aos costumes da região. Paralelamente, havia o bambu que era considerado um obstáculo para a semeadura de plantações de milho e cafezais, por isso era removido dos terrenos sem receber nenhum destino. Como poderíamos, então, conectar esses desafios?

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Com base em nossas visitas e diálogos com a comunidade, propusemos um projeto habitacional que usaria as duas espécies de bambu existentes na região para projetar e construir, de forma participativa, um exercício de moradia que permitiria às famílias dar credibilidade aos materiais locais. O projeto partiu do conhecimento dos usos e costumes das famílias, do entendimento do terreno, dos sistemas construtivos utilizados e da maneira de ocupar o território, sendo parte fundamental do processo de pesquisa realizado com os moradores, utilizando fichas de levantamento.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Uma vez que tivemos um diagnóstico preciso, projetamos uma moradia que atende às necessidades dos moradores, respeitando os principais espaços da casa tradicional: sala / altar, cozinha, varanda, dormitórios e banheiro. O projeto consistiu em consolidar espaços fundamentais como o banheiro, os dormitórios e a cozinha, além de integrar tecnologias ecológicas de baixo custo para a coleta e tratamento de água. Além disso, os princípios bioclimáticos básicos foram integrados para tornar a casa confortável (ventilação cruzada, altura interior, chaminés de saída de ar quente) durante todo o ano.

© Onnis Luque

Como o projeto é regido pela “Produção Social do Habitat”, foi de grande importância treinar a comunidade com a técnica de construção apropriada para o uso do bambu, que garantiu três objetivos principais: transferência de conhecimento, qualidade construtiva e replicabilidade. Foram realizadas cinco oficinas técnicas abrangendo todas as etapas do manejo do bambu, desde a plantação até a montagem da estrutura.

© Onnis Luque

O sistema de construção utilizado é pré-fabricado no local e modular, o que permite um tempo de trabalho eficiente e um gerenciamento correto dos materiais. Além disso, reduzindo as peças ao mínimo permite que elas sejam produzidas mais rapidamente.

© Erwin Jaquez

A construção foi realizada através de tarefas (trabalho comunitário) nas quais, além de mulheres e homens adultos, participaram jovens do ensino médio local que agora treinam outros grupos de jovens em comunidades próximas. O terreno e o bambu foram doados pela comunidade, a pedra foi obtida no local e a lâmina utilizada no telhado é um produto ecológico, térmico e acústico gerado com alumínio reciclado, que mantém uma temperatura adequada no interior da casa e evita a formação de fungos, bactérias e umidade.

© Erwin Jaquez

O projeto foi inaugurado em 2015 com uma festa onde o altar foi instalado e o esforço dos moradores foi comemorado. Desde então, temos promovido, junto com a comunidade, o uso de materiais de construção tradicionais que reduzem custos, aumentam a área útil e melhoram a qualidade de vida na região. Atualmente, cinco anos após este primeiro exercício, a comunidade está construindo o projeto “Escola Rural Produtiva” com a mesma técnica construtiva e conhecimento adquirido nas oficinas de capacitação, sendo este um indicador de que foi alcançado o objetivo principal: criar a confiança dos moradores em relação aos materiais locais.

© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tepetzintla, Pue., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Produção de habitação social: Exercício I / Pobladores de Tepetzintan + Comunal Taller de Arquitectura" [Producción social de vivienda: Ejercicio I / Pobladores de Tepetzintan + Comunal Taller de Arquitectura] 05 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922147/producao-de-habitacao-social-exercicio-i-pobladores-de-tepetzintan-plus-comunal-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.