Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos

Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos - Imagem 2 de 16Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos - Imagem 3 de 16Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos - Imagem 4 de 16Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos - Imagem 5 de 16Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos - Mais Imagens+ 11

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: BLT arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Astori, Grupo MSH, Maestre
  • Arquitetos Responsáveis: Esteban Barrera - Javier Lozada
  • Equipe De Projeto: Sofía Trucco, Heriberto Martinez
  • Construção: Eng. Mariano Doffo
  • Cálculo Estrutural: Eng. Germán Sarboraria
  • Paisagismo: Silvina Gregoret
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos - Imagem 5 de 16
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno centro comercial está localizado em meio a uma área suburbana da cidade de Córdoba. Córdoba, como a maioria das cidades argentinas, está sofrendo um processo de dispersão e crescimento em forma de subúrbios de baixa densidade, modelos urbanos importados, sem identidade nem qualidade urbana. Neste entorno urbano descontínuo e anônimo, formado por infinitas residências individuais e edifícios isolados, consideramos necessário construir não apenas um lugar para satisfazer as necessidades de compra do setor, mas também um lugar de encontro significativo que se transforme em um ponto de referência para a região, dotando-o de urbanidade e de características próprias da cidade tradicional. Este espaço na cidade tradicional é a praça maior, lugar de encontro, cívico e comercial, pondo te referência para toda a cidade. Os subúrbios não possuem nenhuma dessas características, por isso propusemos que este novo centro comercial fosse também uma praça pública que permite introduzir algumas das características da cidade tradicional no entorno suburbano.

Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos - Imagem 6 de 16
© Javier Agustín Rojas

Este edifício pretende não apenas satisfazer os estritos requerimentos comerciais do cliente, mas também fornecer um novo espaço urbano para a região. O edifício não deveria ser um objeto icônico, mas um plano de fundo neutro para um espaço público que permita diversas atividades e funcione como lugar de encontro. O coração do projeto é a praça, e os edifícios que a rodeiam apenas uma forma de conter e definir o vazio. A praça é delimitada por três elementos independentes conectados entre si por uma galeria mais baixa que serve para reduzir a percepção de escala do conjunto a partir do interior da praça. Uma rigorosa modulação permitiu vincular os grandes vãos dos edifícios pré-fabricados e os vãos menores da galeria metálica. A flexibilidade foi um dos principais requisitos, que, paradoxalmente, se resolveu através dessa rigorosa modulação que controla a totalidade do conjunto.

Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos - Imagem 7 de 16
© Javier Agustín Rojas

Construir um espaço urbano significativo em meio a um subúrbio anônimo é possível, e a resposta não é nova: trata-se de recuperar e ressignificar as qualidades urbanas de nossa cidade tradicional, neste caso a praça, para poder, a partir da arquitetura, contribuir com uma região da cidade que carece de urbanidade.

Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos - Imagem 2 de 16
© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. República de China 1410, Córdoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro comercial e praça pública ACAECE / BLT arquitectos" [Centro comercial y plaza pública ACAECE / BLT Arquitectos] 02 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921819/centro-comercial-e-praca-publica-acaece-blt-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.