Primeira Casa / MS Architettura

Primeira Casa / MS Architettura - Mais Imagens+ 19

Cholul, México
  • Arquitetos: MS Architettura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  324
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamara Uribe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CASTEL, Cuprum, Ladrillera Mecanizada, MITZA, Mitza
  • Arquiteto Responsável: Marco Stecca Daguer
  • Engenharia: Arq.Erik Omar Cabello Rocha
  • Cidade: Cholul
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Linhas retas, paredes de barro e elementos vazados. Assim se apresenta a fachada deste projeto que se edifica em um terreno de dimensões estreitas e profundas; um retângulo de 10 por 40 metros, no qual a construção se desenvolve no comprimento. O ponto chave para desenvolver a casa foi o estudo da climatologia de Yucatán, a qual requer a orientação das aberturas para a sombra e os ventos da costa local. Com estas características nasce este projeto cujo programa se compõe de três módulos: área de serviço, área social e, no pavimento superior, área privada com acesso à cobertura; todos interligados através de um vestíbulo.

© Tamara Uribe
Planta - Térreo
Planta - Superior
© Tamara Uribe

A casa apresenta o uso coerente de um material principal: o barro, que recobre inteiramente a volumetria externa do térreo, em contraste com a do pavimento superior. Este contraste permitiu criar uma área de acesso caracterizada por uma parede que se estende de exterior a interior e seguindo a mesma linha ortogonal, cria um corredor que gera a sensação de continuidade entre ambos os espaços. A área social é um grande espaço caracterizado pela presença de pilares estruturais que permitem um diálogo entre o ambiente interno e externo e, como ponto de conexão entre a área de serviço e a sala, encontra-se a cozinha.

© Tamara Uribe
Corte
© Tamara Uribe

O pavimento superior é composto por um vestíbulo de pé-direito duplo, que se conecta à cobertura e aos três dormitórios, cada um demarcado por janelas panorâmicas que se estendem de piso a teto olhando para o jardim. O dormitório principal se caracteriza por um grande banheiro com amplas janelas de correr que dão a sensação de tomar banho ao ar livre. Os elementos vazados de barro, característica predominante do projeto, no pavimento superior, são utilizados como elementos para bloquear o calor, os raios de sol e também para dar privacidade, criando transparências e jogos de luzes que dão vida aos espaços. No conjunto, o projeto se apresenta como uma casa onde predomina a sensação de liberdade sem perder a privacidade. A luz ilumina de forma natural o espaço e joga com a paleta de cores da terra e do céu da casa, criando equilíbrio e harmonia para quem a habita.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Primeira Casa / MS Architettura" [Casa primera / MS Architettura] 07 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921817/primeira-casa-ms-architettura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.