Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação

Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - VigaGaragem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Viga, JardimGaragem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Imagem 4 de 35Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - VigaGaragem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: HAUS Arquitetura e Incorporação; HAUS Arquitetura e Incorporação
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Favaro Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cebrace Vidros, Refax produtos arquitetônicos
Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Imagem 10 de 35
© Favaro Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi desenvolvido para abrigar a coleção particular de carros colecionáveis, e teve como pré-requisito um ambiente enclausurado, sem ventilação natural para preservar os automóveis. O local de implantação é uma área de 20 mil metros quadrados inserida em meio a natureza na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.

Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Viga
© Favaro Jr.

O projeto foi balizado pela estrutura metálica, que venceu o vão central de 20 metros, sem apoios centrais de pilares, e resultou vigas com perfis “W” que ficaram aparentes.

Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Imagem 26 de 35
© Favaro Jr.

A construção foi implantada de acordo com a orientação solar, que permitiu ter a inclinação única do telhado e uma fachada toda exposta em vidro, voltada para sul e para o maior campo de visão, tornando um elemento de destaque do projeto.

Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Imagem 12 de 35
© Favaro Jr.
Implantação
Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Jardim
© Favaro Jr.

Os elementos construtivos foram pensados para ficarem expostos, em resumo a estrutura metálica pintada na cor preta, telhado com telhas metálicas termo acústica, piso em concreto polido emoldurado por uma caixa de seixos que integra o ambiente interno/ externo; vidros de alta eficiência energética que bloqueiam a entrada de raios UV; e instalações elétricas e exaustão do ar, com dutos metálicos aparentes.

Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Imagem 17 de 35
© Favaro Jr.

Esse conceito estrutural de forma/função também permitiu a eficiência durante a construção com o canteiro de obras limpo e sem desperdícios de materiais ou retrabalhos, e economia no consumo de energia elétrica e água. A inclinação única do telhado aliada aos vidros de alta performance, possibilitaram o controle controlado da entrada de luz e ganho de calor no ambiente interno, sem a necessidade de ar-condicionado e redução de iluminação artificial. O telhado também permitiu um único desague das águas pluviais, facilitando a armazenagem da água em cisternas enterradas para o uso de irrigação do jardim.

Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Viga
© Favaro Jr.

A construção total possui 1.000m² de área construída para abrigar a garagem e aproximadamente 500m² para abrigar as suítes de hóspedes, sala de ginástica e área de lazer.

Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação - Imagem 18 de 35
© Favaro Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Indaiatuba, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Garagem do Colecionador / HAUS Arquitetura e Incorporação" 26 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921815/garagem-do-colecionador-haus-arquitetura-e-incorporacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.