Casa CO Viladecans / Aquidos

Casa CO Viladecans / Aquidos - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: aquidos; aquidos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  142
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Castel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Keraben, Saint-Gobain, Technal, Webertherm
  • Clientes: Privado
  • Colaboradores: Rosa Romero
  • Arquitetos Responsáveis: Oriol Marin i Gordi, Carles Bárcena Roig, Aleix Jané Canals, Núria Garcia i Soto
  • Equipe De Projeto: Marta Fernández
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mariana Castel

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa tem aproximadamente 140m² construídos e dois andares. Se encontra na Rua Marià, no centro histórico de Viladecans, num terreno praticamente retangular de 160m².

Pelos registros encontrados nas peças cerâmicas do telhado, pode-se deduzir que o ano de construção do edifício original foi 1838. Esse edifício, muito deteriorado por estar abandonado, havia sido utilizado como habitação, depósito e escola de cerâmica, e sofrido diversas intervenções sucessivas para adaptá-lo às diferentes atividades desenvolvidas.

© Mariana Castel
Plantas
© Mariana Castel

Por se tratar de um edifício protegido pelo patrimônio histórico, sua classificação urbanística, os parâmetros de uso e ocupação da edificação, estavam sujeitos à aprovação de um projeto de reforma por um órgão específico e as atuações permitidas eram limitadas, com a obrigatoriedade de manutenção da volumetria externa do edifício.

© Mariana Castel

Para melhorar a relação entre os espaços e garantir uma ótima habitabilidade, a proposta reposiciona um volume, que contém os sanitários e foi construído posteriormente. Este se encontrava anexado à fachada do pátio e possuía péssima qualidade construtiva. Tal mudança, ademais, permitia recuperar a volumetria original do edifício, que pôde ser deduzida pelos furos encontrados, que provavelmente foram deixados ao retirar as vigas que constituíam a cobertura que completava o térreo da edificação.

© Mariana Castel

O avançado estado de degradação dos elementos estruturais, causada pela infiltração de água no telhado, levou à decisão de manter exclusivamente a fachada que dá diretamente à rua, feita de pedra, ampliando as aberturas para alcançar as superfícies mínimas de iluminação e ventilação. Na etapa de demolição foram descobertas duas aberturas junto à porta de acesso, que se incorporaram ao projeto, uma como janela do da sala de estar e outra como nicho para os contadores.

Além disso, as telhas em melhor estado de conservação e a calha cerâmica foram recuperadas, assim como uma grande quantidade de pedras das paredes originais, e foram utilizadas no pátio posterior para minimizar a visão da empena cega mais alta.

© Mariana Castel

A obrigatoriedade de conservar a fachada e a posição da porta, condicionou o restante da distribuição, principalmente a posição da escada que se manteve em sua localização original. Optou-se por manter o sistema construtivo existente, composto por paredes de carga e coberturas com vigas de madeira.

© Mariana Castel

Em geral se aproveita a boa orientação sudoeste da fachada, que dá para o pátio, para melhorar a iluminação dos dormitórios usando de aberturas generosas que permitem captar a luz do sol também no inverno.

Corte

Na fachada que dá para a rua foram usadas esquadrias de madeira maciça, tingidas de preto, e as da fachada do pátio de alumínio com uma cor similar. Em todas as fachadas foi utilizado um isolamento térmico externo e transpirável de 8cm de espessura sobre a parede de cerâmica. Essa solução garante a inercia térmica e permite minimizar as necessidades de condicionamento ambiental ativos. O acabamento da fachada é uma argamassa com cal, também transpirável, com uma cor que remete o da pedra local.

© Mariana Castel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa CO Viladecans / Aquidos" [Casa CO Viladecans / Aquidos] 28 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921718/casa-co-viladecans-aquidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.