Café e Bicicletas / BureauVanEig + Biq architecten

Café e Bicicletas / BureauVanEig + Biq architecten - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Biq architecten, BureauVanEig; Biq architecten, BureauVanEig
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Riccardo de Vecchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, GRAPHISOFT, Kawneer, Trimble, Velas
  • Equipe De Projeto: Marjolein van Eig, Rick Wessels, Marcel Berghout, Paul Voorn
  • Clientes: TU Delft
  • Engenharia: Aronsohn
  • Paisagismo: BureauVanEig / Biq architecten
  • Consultores: Smiths van Burgst / Draaijer en partners
  • Construção: JP van Hoek
  • Arquiteta Responsável: Marjolein van Eig
  • Cidade: Delft
Mais informaçõesMenos informações
© Riccardo de Vecchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este estacionamento no coração do campus da TU Delft acomoda 2100 bicicletas e é combinado com uma oficina de bicicletas e um café.

© Riccardo de Vecchi
Planta - Térreo
© Riccardo de Vecchi

Ponto de encontro atraente

O principal desafio do projeto foi transformar o grande depósito de bicicletas em um local atraente. Isto foi conseguido posicionando o relativamente pequeno café e a oficina em um volume alongado e transparente num gramado em declive, que relaciona-se com a praça central da TU Delft de um lado e o depósito de bicicletas do outro, sob um grande deck de bicicletas. Esta posição dá ao edifício a aparência de um pavilhão em vez de um espaço de armazenamento. Uma escada "preguiçosa" em direção à entrada do café e da oficina também funciona como uma galeria, com vista para a praça. Acima do café está o segundo nível de estacionamento em balanço, funcionando como uma cobertura para o café. Várias entradas e escadas ao redor do edifício geram atratividade e acessibilidade por todos os lados, convidando o ciclista a se aproximar. A casa do transformador existente no canto é incorporada ao projeto como um ponto focal.

© Riccardo de Vecchi

Volume transparente em um gramado em declive

Versatilidade é um aspecto importante do projeto. O declive em que o edifício se encontra permite esconder parcialmente as bicicletas e fazer com que o edifício se integre aos seus arredores, tornando-o atraente e acessível por todos os lados. Evita que as pessoas coloquem a bicicleta contra a fachada e também esconde as bicicletas no nível térreo, enquanto o ciclista ainda pode olhar para fora livremente, dando a ele uma sensação de segurança. A oficina está localizada no nível térreo, com uma conexão direta com o estacionamento. O café está localizado a 1 metro de altura, com vista para a praça e o estacionamento. A altura do teto varia, determinando à área de estar sua própria ambiência.

© Riccardo de Vecchi

Estrutura de aço flexível

A construção de aço é baseada em um grid de 5x6 metros. Esse grid acomoda os dois padrões como uma estrutura dupla, gerando futuras possibilidades de expansão. As conexões que ligam as colunas às vigas são rígidas, impedindo que treliças ocupem o espaço das bicicleta. O parapeito é construído do lado de fora, oferecendo sombra e profundidade à fachada. Toda a estrutura pode ser facilmente desmontada.

© Riccardo de Vecchi
Cortes
© Riccardo de Vecchi

Arquitetura do Campus

A arquitetura reforça a visão da TU Delft; a forma está de acordo com o uso e a arquitetura dos engenheiros é bastante prática. O desenho segue a tradição de Chicago dos edifícios do campus projetados por Mies van der Rohe, com uma cor marrom-café anodizado. Os caixilhos verdes das janelas dão ao edifício o sua própria identidade.

© Riccardo de Vecchi

Interação social

Este novo pavilhão de bicicletas gera vivacidade no coração do campus da TU.Ao projetar um edifício aberto de todos os lados, com um local espaçoso orientado para o sol e um café voltado para a praça numa forma alongada, criou-se um pavilhão para bicicletas onde as pessoas podem facilmente se encontrar e viver momentos agradáveis. Um antigo galpão de bicicletas foi transformado em um local popular com mais habitabilidade e que promove a coesão social dos arredores.

© Riccardo de Vecchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Delft, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Café e Bicicletas / BureauVanEig + Biq architecten" [Coffee and Bikes / BureauVanEig + Biq architecten] 09 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921689/cafe-e-bicicletas-bureauvaneig-plus-biq-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.