Casa do Parque / TAO-Arquitectura

Casa do Parque / TAO-Arquitectura - Mais Imagens+ 21

Mérida, México
  • Arquitetos: TAO-Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  395
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Amesa, Cemex, Diagrama Espacios, Millet
  • Outros Participantes: Ana Cristina Ortegón, Erika Villagra Barroso, Jimena Uribe Cavazos.
  • Arquiteto Responsável: José María Ortegón Góngora
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Eduardo Calvo Santisbón

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado ao norte da cidade de Mérida, Yucatán em um terreno de 13 metros de frente por 40 metros de profundidade, com uma orientação leste-oeste e com a particularidade de ter ao norte como vizinho um fabuloso parque contemplativo com árvores de muitos anos e absoluta tranquilidade. Ao contrário do parque, o local onde o projeto seria desenvolvido só tinha uma única árvore no final do terreno que ajudaria a nos proteger à tarde do intenso sol característico do clima de Yucatán.

© Eduardo Calvo Santisbón
Corte B
© Eduardo Calvo Santisbón

O projeto se desenvolve linearmente leste-oeste, ocupando metade do terreno e deixando um pátio interno ao norte, interrompido apenas pelovolume branco muito fechado que abriga a área de serviço da casa.O programa arquitetônico foi disposto dividindo a área pública da privada em dois níveis, mas que se relacionam com um pé-direito duplo no qual a escada se desenvolve e atravessa um corredor como uma ponte, dando à sala de jantar muita amplitude e permitindo ver um pouco do que acontece lá em cima.

© Eduardo Calvo Santisbón
Planta - Pavimento Superior
© Eduardo Calvo Santisbón

A área pública acontece no piso térreo, toda branca, com uma decoração alegre, muito aberta e transparente para o pátio, onde está uma piscina rodeada por uma área verde e delimitada pela parede do perímetro. A área privada está num volume de concreto cinza polido, escuro, duro e pesado que se abre completamente para o parque localizado ao norte, com aberturas sutis que permitem que você vislumbre o parque acima da cerca do perímetro mas que garantem a privacidade do edifício.  

© Eduardo Calvo Santisbón
Corte C
© Eduardo Calvo Santisbón

O volume de concreto repousa sobre três elementos estruturais: a parede do perímetro, o volume de serviços e uma viga de aço perfil "H",dando a sensação de ter sido trazido ao local como um contêiner de carga com esse aspecto de elemento pesado e introvertido. O sistema de construção é composto por blocos, vigotas e abóbadas de concreto típicas da região e com um sistema estrutural misto de colunas PTR de aço, vigas H e colunas e vigas de concreto armado. Os acabamentos predominantes são estuque rico e fosco no nível térreo e concreto polido no segundo.

© Eduardo Calvo Santisbón

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Parque / TAO-Arquitectura" [Casa del parque / TAO-Arquitectura] 04 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921682/casa-do-parque-tao-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.