
Como utilizar as tecnologias de projeto mais recentes para inovar em sua metodologia em projetos de arquitetura, urbanismo e design.
OBJETIVO DO CURSO:
O curso tem como objetivo fornecer instrumentação e apresentar novas metodologias para o desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e design. Utilizaremos as tecnologias mais recentes, tendo como base fundamental os softwares de modelagem tridimensional e produção de imagens.
Os softwares a serem utilizados serão:
- Autodesk Maya;
- SketchUp;
- Layout;
- Autodesk 3ds Max;
- Adobe Photoshop;
- Softwares variados de Realidade Virtual;
- Softwares variados de Impressão 3d.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O curso oferecerá aos participantes as ferramentas necessárias para desenvolver novas metodologias de projeto e fluxos de trabalho utilizando os softwares de modelagem tridimensional. Serão abordados os conceitos sobre as formas de projetar na Era Digital, incluindo as principais correntes como o Parametricismo e o Design Biodigital. Os participantes aprenderão desde os estágios iniciais até a pós-produção, além disso, utilizaremos as estratégias de Realidade Virtual e Impressão 3D.
PLANO DE AULA:
DIA 1 - INTRODUÇÃO COMPUTACIONAL
- Conceitos iniciais sobre as metodologias de projeto na Era Digital;
- Fluxo de trabalho de projetos paramétricos;
- Interface do Usuário;
- Unidades de medidas;
- Importação e exportação de modelos;
- Introdução aos métodos de modelagem.
DIA 2 - MÉTODOS DE MODELAGEM E SUAS APLICAÇÕES
- Modelagem poligonal de mesh;
- Modelagem de curve mesh;
- Modelagem de superfícies rígidas;
- Estudo de Caso 1 (Modernismo) - Farnsworth House e Barcelona Pavilion.
DIA 3 - SUPERFÍCIES NURBS E ESTUDOS DE CASO
- Técnicas de modelagem em alta resolução e baixa resolução;
- Modelagem NURBS;
- Estudos de Caso 2 (Formas Complexas) - Absolute Towers e Chaoyang Plaza.
DIA 4 - RENDERIZAÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGENS
- Conceitos iniciais sobre renderização e pós-produção de imagens;
- Criação de texturas no Photoshop;
- Configuração de materiais;
- Configuração de iluminação;
- Configuração de render;
- Pós-produção de imagens internas;
- Pós-produção de imagens externas.
DIA 5 - INTRODUÇÃO À FABRICAÇÃO DIGITAL, REALIDADE VIRTUAL E IMPRESSÃO 3D
- Conceitos iniciais em Fabricação Digital, Realidade Virtual e Impressão 3D.
- Preparação de modelo para a impressao 3D.
- Preparação do modelo para a Realidade Virtual
DATAS E HORÁRIOS
Segunda à Sexta (12 à 16 de Agosto de 2019)
18:00 às 22:00hrs
Carga Horária Total: 20hrs.
Cada aluno deverá trazer seu computador e os softwares deverão ser instalados na primeira aula.
Ao final do curso será emitido certificado de participação.
PROFESSOR:
ARTHUR ERIC REIS GUIMARÃES
Arquiteto e Urbanista, CEO do escritório Arthur Guimarães Arquitetos. desenvolveu pesquisas em diversas instituições, investiga temas relacionados ao Parametricismo e Arquitetura Digital; Projeto Biodigital; Arte Contemporânea e suas relações com o ambiente construído; Informatização da vida cotidiana em suas múltiplas escalas (corpo, objeto, construção e cidade); Arquitetura Evolucionária; Modelagem Gerativa e Fabricação Digital de formas complexas. Especialista em Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos no Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo e atualmente integra a Pós-Graduação em Gestão em Economia Criativa do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo.
Título
Workshop: Metodologia de Projetos de Arquitetura na Era DigitalTipo
WorkshopWebsite
Organizadores
De
12 de Agosto de 2019 06:00 PMAté
16 de Agosto de 2019 10:00 PMOnde
São PauloEndereço