Casa ZB / PJV Arquitetura

Casa ZB / PJV Arquitetura - Fachada, Janela, Cadeira
© Alexandre Zelinski

Casa ZB / PJV Arquitetura - Janela, CadeiraCasa ZB / PJV Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Terraço, VigaCasa ZB / PJV Arquitetura - Sofá, CadeiraCasa ZB / PJV Arquitetura - Fachada, Janela, CadeiraCasa ZB / PJV Arquitetura - Mais Imagens+ 38

Jaraguá do Sul, Brasil
  • Arquitetos: PJV Arquitetura; PJV Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alexandre Zelinski
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Floricultura Gigante, JJG Marcenaria, Orli Pedras, Portobello, Possamai Madeiras, Premix, Rodinox, SS Inox, Weiku Esquadrias
  • Colaboradores: Ana Meirinho Neves, Joana Bittencourt, Nathã Dalmutt, Vinícius Schewe
  • Projeto Estrutural: Eng. Mikio Homma
  • Projeto Elétrico: Eng. Carolina Contin
  • Projeto Hidráulico: Eng. Carolina Contin
  • Arquiteto Responsável: Pablo José Vailatti
  • Cidade: Jaraguá do Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa ZB / PJV Arquitetura - Janela, Fachada, Cadeira
© Alexandre Zelinski

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência ZB fica localizada na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. O terreno possui grande inclinação e aproximadamente 1400 metros quadrados. O pedido dos proprietários incluía uma casa ampla, confortável, moderna e diferente, que tirasse partido da paisagem da cidade. Apesar de bastante acidentado, o terreno já apresentava um platô natural, o qual foi escolhido para a implantação da residência. Esta porção do terreno está a 6 metros de altura em relação ao nível da rua, fazendo com que o pavimento garagem, localizado em nível intermediário faça a conexão entre espaço da cidade e espaço privado. Apesar da casa ter acesso pela fachada leste, é para o lado norte que a paisagem da cidade se abre, e para onde foram dispostos todos os ambientes sociais da casa, inclusive área externa com deck de madeira e piscina.

Casa ZB / PJV Arquitetura - Janela, Cadeira
© Alexandre Zelinski
Planta - Primeiro Pavimento
Casa ZB / PJV Arquitetura - Mesa, Cadeira, Cozinha, Bancada
© Alexandre Zelinski

O programa solicitado foi dividido em três pavimentos e resultou em uma residência com aproximadamente 500 metros quadrados. No primeiro pavimento localizado a 3 metros de altura do nível da rua, temos garagens, depósitos, hall e elevador, no próximo pavimento encontra-se toda a área social da residência, ficando as suítes, escritório e sala íntima localizados no terceiro pavimento. A estrutura da casa é de concreto armado e os fechamentos são em alvenaria. O concreto aparente é explorado em diversos elementos da casa, como nos pilotis na área de convívio, nos pergolados nas áreas externas, nas vigas e pilares na sala de estar, no teto da garagem, nos muros e no brise localizado na sala de estar.

Casa ZB / PJV Arquitetura - Janela, Cadeira
© Alexandre Zelinski

Este brise soleil tem a forma de uma grelha de concreto aparente e, além de ter presença marcante na composição formal do projeto, busca proteger os ambientes internos da exposição excessiva a luz e ao calor do sol. Os principais materiais utilizados foram o concreto aparente, a pedra portuguesa, o aço inox, o vidro e as esquadrias em pvc. As portas deslizantes, utilizadas para o fechamento da área social, possuem caixilharia em pvc e vidros laminados, permitindo grande integração com o ambiente externo da residência. Como itens de sustentabilidade, os grandes painéis em vidro trazem luz natural para praticamente todos os ambientes da casa, fazendo com que seja pouco necessário utilizar iluminação artificial durante o dia. No closet do casal um teto em vidro laminado também auxilia neste sentido.

Casa ZB / PJV Arquitetura - Fachada
© Alexandre Zelinski

A ventilação cruzada e natural também acontece em praticamente toda a casa, gerando conforto térmico para a edificação, o que é proporcionado também pela utilização de pérgolas em concreto aparente e do brise soleil, elementos arquitetônicos projetados para gerar sombra e proteção aos ambientes sociais e íntimos da residência. Formas simples e linhas retas definem a característica formal desta edificação, o projeto busca referências na arquitetura moderna brasileira, desenvolvendo-se a partir do estudo do local, do programa e da construção. Além dos princípios de projeto, utilizou-se também materiais herdados da arquitetura moderna brasileira, como o concreto aparente e a pedra portuguesa, utilizada na rampa de acesso a garagem e na escadaria que serve aos pedestres.

Casa ZB / PJV Arquitetura - Corrimão
© Alexandre Zelinski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ZB / PJV Arquitetura" 23 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921521/casa-zb-pjv-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.