Edifício Lisbon Wood / Plano Humano Arquitectos

Edifício Lisbon Wood / Plano Humano Arquitectos

© João Morgado© João Morgado© João Morgado© João Morgado+ 42

  • Arquitetos Responsáveis:Pedro Ferreira, Helena Vieira
  • Equipe De Projeto:Pedro Ferreira, Helena Vieira, Ana Figueiredo, João Martins, Manuel Dinis, Nuno Roque, Vanessa Ferrão
  • Engenharia:GAPLR – Luis Reis, Ana Henriques, Hermano Henriques, Nuno Santos, Ana Silva, Armando Venâncio, Sérgio Oliveira, Pedro Costa
  • Cliente:KWIBA Investimentos
  • Empreiteiro:CASAIS
  • Equipe De Inspeção:TPF
  • Cidade:Lisboa
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reconstruir para reviver. Renovar para continuar. Para dar uma nova vida ao edifício existente dentro de sua história e excelente localização. A pré-existência era um serviço estatal, os escritórios gerais de turismo. O projeto pretendia fornecer ao edifício as características de uma arquitetura atual. Novos materiais, novos espaços, novas conexões, criando novas experiências para o novo uso estabelecido, o habitar.

Elevação Frontal
Elevação Frontal
© João Morgado
© João Morgado

Habitar o centro da cidade. Aproveitar a centralidade com a privacidade e o retiro requeridos. Vivendo em espaços maiores e conectados, cheios de luz. Nós abrimos o edifício para o espaço exterior. Estendemos as varandas que aumentam o espaço de habitação, o que também acontece ao ar livre, em contato com o ar livre, uma relíquia no centro da cidade. Interior e exterior estão em constante diálogo.

© João Morgado
© João Morgado

Trabalhamos a materialidade de acordo com suas características de conforto, robustez e longevidade. O interior minimalista contrasta enquanto se conecta com o poderoso exterior em madeira. Um edifício abandonado ganhou uma nova vida e deu novas vidas através dos seus 15 apartamentos e 2 lojas, conectados por espaços comuns de lazer, como jardins, um ginásio e um SPA. A madeira é a marca do edifício. Material tradicional e nobre, aliado à tecnologia atual, no revestimento de fachadas que serão sempre dinâmicas, diferenciadas para cada momento do dia e para cada apartamento.

© João Morgado
© João Morgado
Planta - Segundo e Sexto Pavimento
Planta - Segundo e Sexto Pavimento
© João Morgado
© João Morgado

A fachada é dinâmica, tem movimento constante, o que a torna um edifício mutável, quase vivo, que transcende sua vida interior para o exterior. A madeira é aplicada em brises automatizados, que ao mesmo tempo privatizam os espaços interiores e aumentam a eficiência energética do edifício. Eles limitam ou permitem a incidência solar interior, dependendo se é verão ou inverno, o que em uma cidade mediterrânea como Lisboa tem uma grande preponderância no conforto térmico.

© João Morgado
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. António Augusto de Aguiar 86, 1069-413 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Lisbon Wood / Plano Humano Arquitectos" 06 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921514/edificio-lisbon-wood-plano-humano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.