Pousada Lua Nua / DC.AD

Pousada Lua Nua / DC.AD - Escada, Corrimão
© Francisco Nogueira

Pousada Lua Nua / DC.AD - Cama, DormitórioPousada Lua Nua / DC.AD - Janela, ConcretoPousada Lua Nua / DC.AD - Mesa, Sofá, Janela, BancoPousada Lua Nua / DC.AD - Bancada, Pia, Cozinha, JanelaPousada Lua Nua / DC.AD - Mais Imagens+ 22

São Teotónio, Portugal
  • Arquitetos: DC.AD; DC.AD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Arquitetura: DC.AD, Duarte Caldas
  • Equipe De Projeto: João Pedro Cavaco, Catarina Mascarenhas
  • Cidade: São Teotónio
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Pousada Lua Nua / DC.AD - Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lua Nua é um projeto de reabilitação de uma moradia de piso térreo com cerca 240m² de implantação, localizada em São Teotónio, Odemira. Insere-se num território natural com um enquadramento paisagístico de excepção, no qual se destaca a presença de um lago e do verde luxuriante da vegetação.

Pousada Lua Nua / DC.AD - Mesa, Madeira, Viga
© Francisco Nogueira

A edificação encontrava-se em relativo estado de degradação e pedia uma reformulação global. A solução proposta parte de uma análise ao edificado existente com o objectivo de conservar e enaltecer as suas características construtivas, introduzindo simultaneamente, as novas infra-estruturas necessárias.

Pousada Lua Nua / DC.AD - Janela
© Francisco Nogueira
Planta
Pousada Lua Nua / DC.AD - Pia, Bancada, Janela
© Francisco Nogueira

Os clientes tinham por objectivo a instalação de um turismo rural e a construção de uma piscina exterior, tendo em consideração a eficiência do custo da intervenção.

Pousada Lua Nua / DC.AD - Janela, Concreto
© Francisco Nogueira

As alterações no interior da habitação implicaram a re-estruturação dos espaços existentes. O conceito principal consistiu em afetar aos espaços voltados a norte e a sul, os espaços dedicados aos quartos e, no eixo central nascente-poente, os espaços de utilização comum. Deste modo, criou-se uma nova dinâmica de utilização dos espaços privados e dos espaços públicos.

Pousada Lua Nua / DC.AD - Bancada, Pia, Cozinha, Janela
© Francisco Nogueira

Foram instalados quatro quartos, um estúdio, uma sala de estar/refeições, uma cozinha e um lavabo social. Todos os quartos têm um acesso independente ao exterior e dispõem de uma instalação sanitária própria. A compartimentação é feita através de uma peça de mobiliário, que incorpora simultaneamente a cabeceira da cama, duas prateleiras e dois painéis de acesso às instalações sanitárias. Esta peça é fulcral no desenho do interior dos quartos, criando jogos de luz, reflexos e transparências entre os dois espaços. O pavimento e os revestimentos interiores em microcimento estendem-se também ao pavimento exterior, criando uma ideia de continuidade e fluidez entre os espaços.

Pousada Lua Nua / DC.AD - Mesa, Prateleira, Cadeira, Cama, Dormitório
© Francisco Nogueira
Corte
Pousada Lua Nua / DC.AD - Cama, Dormitório
© Francisco Nogueira

A zona da piscina foi implantada no seguimento do eixo público principal, respeitando a morfologia do terreno. O acesso é feito através das escadas existentes até à plataforma natural, num nível inferior à casa. O seu posicionamento, destacado em relação às construções, prevê, não só a optimização da exposição solar durante o dia, como um certo isolamento no contacto com a natureza.

Pousada Lua Nua / DC.AD - Floresta
© Francisco Nogueira

A piscina é um volume escuro, maciço, contrastante com o verde natural e o branco caiado da habitação. Na sua totalidade, o projeto pretendeu integrar harmoniosamente o edificado existente com o programa proposto e com a envolvente, criando momentos que oscilam entre diferentes graus de privacidade, num ambiente informal, descontraído e desinibido.

Pousada Lua Nua / DC.AD - Imagem 11 de 27
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Teotónio, 7630-174, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pousada Lua Nua / DC.AD" 20 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921497/moradia-lua-nua-dd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.