Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio

Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Janela, Escada, Viga, CorrimãoEdifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Imagem 3 de 31Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Janela, FachadaEdifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Escada, Janela, CorrimãoEdifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Mais Imagens+ 26

  • Engenharia: ASL & Associados
  • Empreiteiro: HomeReab
  • Styling: Rute Moreda
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Janela, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Largo do Campo Lindo teve como objetivo a reabilitação de um edifício do Séc. XIX, há várias décadas usado como habitação multifamiliar e comércio, e a sua reconversão numa moradia unifamiliar. Implantado no extremo Norte do largo co Campo Lindo, o edifício desenvolve-se de gaveto com a rua da Igreja de Paranhos, o que lhe confere uma imagem urbana pouco comum na moradia burguesa do Porto.

Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Janela, Viga
© João Morgado
Cortes
Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Janela, Cama, Viga, Dormitório
© João Morgado

Apesar do avançado estado de degradação e adulteração, a casa mantinha muitas das características da construção original de meados do Séc. XIX, nomeadamente as paredes resistentes em alvenaria de granito com pisos sobre estrutura de madeira, tetos em estuque e soalhos de madeira de Riga. Fruto do uso, R/C (comércio) e pisos superiores (divisão em quartos para estudantes) os espaços e detalhes construtivos foram sofrendo intervenções que transformaram irremediavelmente o caráter da preexistência.

Assim, a intenção de converter o edifício numa moradia unifamiliar obrigou a uma restruturação absoluta do espaço que culminou numa nova organização interior, nova marcação da entrada e relocalização dos acessos verticais, pelo que o resultado se assume como uma reinterpretação das soluções construtivas e espaciais da época, mais do que uma reconstrução do existente. O novo programa organiza os espaços sociais (escritório, sala e cozinha) ao nível piso térreo e quartos no primeiro piso e espaço das crianças no desvão cobertura.

Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Cozinha, Bancada
© João Morgado

O gesto mais visível de todo o projeto concretizou-se na criação da garagem (Norte) que implicou no desaterro de um socalco que originalmente fazia a ligação exterior entre o piso térreo e ao primeiro andar. Este desaterro possibilitou, como consequência, o aumento de um pequeno pátio existente e a sua conversão num logradouro que articula a casa e a garagem. Todos os detalhes de acabamento, materiais, pormenores de carpintaria, assim como as soluções estruturais e construtivas são reinterpretações das soluções originais ainda visíveis aquando do levantamento.

Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Janela, Escada, Viga, Corrimão
© João Morgado

A proposta assume-se como uma resposta pragmática às exigências do programa, onde a preexistência serviu de guia a um diálogo entre os distintos espaços temporais: passado e presente. Assente no princípio simples, re-habitar respeitando o caráter e conceito do edifício. Foi intenção que a nossa passagem pelo edifício se diluísse entre todas as intervenções das quais já foi alvo, abandonando assumidamente a pretensão de afirmação autoral pelo desenho.

Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio - Janela, Viga
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Largo do Campo Lindo, 4200-142 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Campo Lindo / Pedro Vasco Ferreira Architecture Studio" 22 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921492/edificio-campo-lindo-pedro-vasco-ferreira-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.