Residência terreno / Fernanda Canales

Residência terreno / Fernanda Canales - Mais Imagens+ 13

Valle de Bravo, México
  • Arquitetos: Fernanda Canales; Fernanda Canales
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arquideco, Cortizo, Grupo Arca, Piacere
  • Arquiteta Responsável: Fernanda Canales
  • Cidade: Valle de Bravo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada no planalto de uma montanha, a quase três horas da Cidade do México, e aborda duas diretrizes aparentemente contraditórias: proteção e abertura. Por um lado, procura ser um refúgio do clima radical que, no mesmo dia atinge uma temperatura de quase 30 graus centígrados onde chove quase diariamente durante 6 meses. Por outro lado, tenta abrir-se o máximo possível para uma vasta paisagem.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

A fim de atender tanto a necessidade de proteção quanto ao desejo de se abrir, a residência é organizada em torno de quatro pátios. O primeiro, curvo, funciona como um espaço de transição entre o exterior e a casa; o segundo, maior e na posição central da casa, marca a transição das áreas mais privadas para as mais públicas; o terceiro, em um nível inferior, é um espaço fechado que leva aos terraços na cobertura; e o quarto, por fim, forma uma espécie de casa em si para a área de serviço.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Estes quatro pátios permitem gerar diferentes áreas dentro de uma paisagem infinita e enquadrar as vistas de forma pontual. Eles também fornecem uma dialética maior entre o interior e o exterior, por exemplo, cada ambiente está voltado para um pátio em um dos lados e um exterior livre no outro, que traz ventilação cruzada e luz solar em duas ou três orientações diferentes, gerando uma casa para dentro e outra para fora.

© Rafael Gamo

Esta condição dual da residência é refletida em sua materialidade já que a casa é feita de tijolo e o seu interior é feito em concreto e madeira. A cor vermelha e a textura áspera ao usar tijolos quebrados na face externa acentuam uma condição completamente diferente ao uso de superfícies lisas e tons neutros no interior.

© Rafael Gamo

As coberturas das salas, o escritório e a sala de jantar são abóbadas de concreto que geram uma nova topografia coexistindo com a paisagem vegetal dos telhados planos e correspondendo, por sua vez, às áreas de menor hierarquia como cozinha, banheiros, depósitos... Deste modo, estabelece-se um jogo entre as formas orgânicas das abóbadas cobertas de barro e os telhados verdes.

© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência terreno / Fernanda Canales" [Casa terreno / Fernanda Canales] 30 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921347/residencia-terreno-fernanda-canales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.