Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide

Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 2 de 58Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 3 de 58Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 4 de 58Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 5 de 58Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Mais Imagens+ 53

Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 2 de 58
© Dylan Perrenoud

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fundada em 1147 pelos Agostinianos e reconstruída após o terramoto de 1755, a capela de Nossa Senhora do Monte domina a cidade de Lisboa. O bairro popular construído em torno deste patrimônio histórico se agarra à encosta íngreme. Acessível apenas a partir de escadas estreitas, muitas casas foram abandonadas ao longo dos anos.

Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 56 de 58
© Dylan Perrenoud

Um edifício em ruínas foi reconstruído para hospedar o lar de uma família no nível das árvores. O ritmo regular das aberturas históricas na fachada branca do edifício é preservado, mas os interiores são esculpidos para criar volumes maiores e brincar com a luz e as vistas. Os espaços de pé-direito duplo permitem a respiração e a comunicação entre os andares, gerando um espaço fluido e indivisível.

Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 57 de 58
Plantas

A casa foi construída com materiais simples e rústicos. A estrutura de concreto mineral é deixada exposta. Mármore branco e rosa local da pedreira de Estremoz é o único material usado para os interiores. Grandes superfícies de pedra sólida criam paredes, pisos e prateleiras, reduzindo os detalhes ao mínimo. Cortinas de tecido leve são usadas para divisões visuais e intimidade.

Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 48 de 58
Cortesia de Leopold Banchini Architects
Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 53 de 58
© Dylan Perrenoud

Em cada andar, um núcleo central atende às necessidades elementares: camas, chuveiros, cozinha, equipamentos. Um espaço de estar amplo e fluido circunda os núcleos, evitando divisões e permitindo múltiplos usos, de forma modular. Grandes portas de correr de madeira permitem separar temporariamente os volumes e criar quartos fechados quando necessário. A lareira montada no mármore curvo do piso térreo aquece o núcleo de pedra em cada andar.

Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 3 de 58
Cortesia de Leopold Banchini Architects

No nível inferior, um pátio contido e sombreado oferece um ambiente externo colorido aberto para o céu de Lisboa. As paredes do pátio são revestidas com azulejos tradicionais produzidos localmente. Uma única escada em espiral liga os pavimentos e chega ao terraço na cobertura.

Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 58 de 58
Cortes

Cercado pelas águas azuis da piscina, o plano de mármore branco oferece uma vista panorâmica da paisagem urbana aparentemente interminável. Três pinheiros, relembrando os que foram plantados pelos monges em frente à capela de Nossa Senhora do Monte, oferecem sombra durante as horas quentes do dia.

Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide - Imagem 24 de 58
Cortesia de Leopold Banchini Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide" [Casa do Monte / Leopold Banchini Architects + BUREAU (Daniel Zamarbide, Carine Pimenta, Galliane Zamarbide)] 27 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921248/casa-do-monte-leopold-banchini-plus-daniel-zamarbide> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.